"VIVER À MODA BEBÊ"
UM CONVITE À VIVÊNCIA ETNOGRÁFICA COM BEBÊS
Abstract
Este artigo visa compartilhar estratégias metodológicas que foram utilizadas em uma pesquisa com bebês, realizada em turmas de bebês (4 a 24 meses), denominadas de Grupos de Referência da Educação Infantil 0, ou GREIs 0, em uma unidade municipal de Educação Infantil no município de Niterói-RJ. Na investigação, buscamos compreender a relação dos bebês com outros bebês e com adultos e como a aprendizagem e a cultura emergem dessas relações. A partir de um paralelo entre a vivência em campo e a base epistemológica que nos inspirou, refletimos sobre a contribuição da etnografia e seus grandes teóricos clássicos, como Geertz, Malinowski e La Plantine, e os desafios que nos impuseram a necessidade de buscar estratégias metodológicas que pudessem captar as especificidades dos bebês e suas linguagens expressivas. Nesse contexto, destacamos desde aquelas que exigem o posicionamento corporal do pesquisador durante a observação àquelas em que o uso de instrumentos tecnológicos se torna primordial na captação de ações em seus riquíssimos detalhes durante as interações.