ATIVIDADES LÚDICAS
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Este artigo é um recorte de um trabalho que objetivou investigar a utilização de atividades lúdicas para o ensino da língua inglesa, com crianças de 5 a 6 anos, viabilizando a construção de conhecimentos sobre si mesma e seus pares. A pesquisa teve como aporte teórico estudos relacionados à atividade lúdica (DEVRIES, 2004), aquisição de línguas (LIGHTBOWN & SPADA, 2013) e desenvolvimento da criança (WADSWORTH, 1996). Foram feitos registros das atividades por meio de fotografias, gravação em áudio das aulas e notas de campo pela pesquisadora. Observamos que as atividades propostas possibilitaram às crianças expressar seus conhecimentos prévios sobre a língua, demonstrar interesse em se comunicar na língua inglesa, formulando hipóteses e fazendo inferências acerca do significado de vocabulários e expressões. Destacamos a importância da competência linguística do professor, na língua alvo, bem como a competência pedagógica para a eficácia de seu papel como mediador da aprendizagem.