Práticas como pesquisas, afetos que se corporificam

LAPETT, uma década tecendo diálogos

Authors

  • Sayonara Pereira Universidade de São Paulo

Abstract

Neste texto apresentaremos fragmentos das experiências e criações realizadas juntamente com integrantes do LAPETT e suas reverberações nos últimos onze anos. Seus gestos, seus movimentos, suas palavras e seus afetos, parecem se corporificar, nas pesquisas desenvolvidas. No decorrer das investigações, e criações, realizadas com os integrantes do LAPETT, fomos tecendo diálogos com alguns autores e artistas, que nos inspiram como: Caio Fernando Abreu, Cecilia Salles, Claudia Jeschke, Christine Brunel, Hans Züllig, Kurt Jooss, Pina Bausch, Rudolf von Laban, Susanne Linke, entre outros e dessa forma a afinidade foi surgindo através de suas palavras, seus sons, seus conceitos, seus ensinamentos, indicações ou simplesmente recordações. Trazemos à tona também no texto dois exemplos de pesquisas acadêmicas orientadas por nós, que resultaram em dois doutorados MACEDO (2016), e BANOV (2020), com informações originais, e que se utilizam da ideia de pratica como pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sayonara Pereira, Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente, pesquisadora de dança moderna e composição coreográfica na Universidade
de São Paulo, onde dirige o grupo de pesquisa cênicas LAPETT para quem já coreografou e dirigiu
diferentes produções entre 2010-2022. Pós-doutora pela Freie Universität Berlin e pela UNICAMP onde
também concluiu o doutorado. Atuou como bailarina e coreógrafa na Alemanha durante 19 anos (1985-
2004). Pedagoga em Dança pela Hochschule Für Musik und Tanz-Köln/Alemanha. Aluna convidada pela
coreógrafa Susanne Linke para estudar na Folkwang Hochschule-Essen – Alemanha (1985), na época
dirigida por Pina Bausch. Inclui ainda na sua trajetória profissional criações com artistas da dança e de
diversas áreas afins, em funções como: preparadora corporal, diretora de cena, provocadora ou coreógrafa, e a autoria de várias publicações na área de dança. Em 2022 participou da criação da Ópera Café, a partir do libreto de Mario de Andrade, direção de Sérgio de Carvalho, composição de Felipe Senna com Orquestra Sinfônica Municipal, Coral Paulistano e Balé da Cidade de São Paulo, como diretora coreográfica, dentro das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, no Theatro Municipal de São Paulo.

Published

2022-11-25

How to Cite

Pereira, S. (2022). Práticas como pesquisas, afetos que se corporificam: LAPETT, uma década tecendo diálogos. Revista De Ciências Humanas, 2(22). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/14623