Práticas como pesquisas, afetos que se corporificam

LAPETT, uma década tecendo diálogos

Autores/as

  • Sayonara Pereira Universidade de São Paulo

Resumen

Neste texto apresentaremos fragmentos das experiências e criações realizadas juntamente com integrantes do LAPETT e suas reverberações nos últimos onze anos. Seus gestos, seus movimentos, suas palavras e seus afetos, parecem se corporificar, nas pesquisas desenvolvidas. No decorrer das investigações, e criações, realizadas com os integrantes do LAPETT, fomos tecendo diálogos com alguns autores e artistas, que nos inspiram como: Caio Fernando Abreu, Cecilia Salles, Claudia Jeschke, Christine Brunel, Hans Züllig, Kurt Jooss, Pina Bausch, Rudolf von Laban, Susanne Linke, entre outros e dessa forma a afinidade foi surgindo através de suas palavras, seus sons, seus conceitos, seus ensinamentos, indicações ou simplesmente recordações. Trazemos à tona também no texto dois exemplos de pesquisas acadêmicas orientadas por nós, que resultaram em dois doutorados MACEDO (2016), e BANOV (2020), com informações originais, e que se utilizam da ideia de pratica como pesquisa.

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Biografía del autor/a

Sayonara Pereira, Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente, pesquisadora de dança moderna e composição coreográfica na Universidade
de São Paulo, onde dirige o grupo de pesquisa cênicas LAPETT para quem já coreografou e dirigiu
diferentes produções entre 2010-2022. Pós-doutora pela Freie Universität Berlin e pela UNICAMP onde
também concluiu o doutorado. Atuou como bailarina e coreógrafa na Alemanha durante 19 anos (1985-
2004). Pedagoga em Dança pela Hochschule Für Musik und Tanz-Köln/Alemanha. Aluna convidada pela
coreógrafa Susanne Linke para estudar na Folkwang Hochschule-Essen – Alemanha (1985), na época
dirigida por Pina Bausch. Inclui ainda na sua trajetória profissional criações com artistas da dança e de
diversas áreas afins, em funções como: preparadora corporal, diretora de cena, provocadora ou coreógrafa, e a autoria de várias publicações na área de dança. Em 2022 participou da criação da Ópera Café, a partir do libreto de Mario de Andrade, direção de Sérgio de Carvalho, composição de Felipe Senna com Orquestra Sinfônica Municipal, Coral Paulistano e Balé da Cidade de São Paulo, como diretora coreográfica, dentro das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, no Theatro Municipal de São Paulo.

Publicado

2022-11-25

Cómo citar

Pereira, S. (2022). Práticas como pesquisas, afetos que se corporificam: LAPETT, uma década tecendo diálogos. Revista De Ciências Humanas, 2(22). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/14623