A DIMENSÃO ÉTICA DO JOGO NA ESCOLA
Abstract
O objetivo maior da Educação para diferentes pensadores, entre eles Piaget, deve ser favorecer a construção de sujeitos autônomos que sejam capazes de emitir juízos de valor de modo crítico, sustentados pelos princípios do respeito mútuo e da reciprocidade. Considerando a relevância deste assunto, várias pesquisas foram desenvolvidas buscando conhecer quais as circunstâncias e, ou, ambientes poderiam favorecer a construção tanto da autonomia moral quanto intelectual. Os resultados indicam que um dos momentos propícios para o desenvolvimento da autonomia é o jogo, uma vez que este envolve a construção de regras, negociações e descentrações por parte dos jogadores. Tendo como temática central o jogo e a ética, este artigo apresenta o percurso realizado por Piaget no estudo do juízo moral e como este vinculou o jogo como espaço de pesquisa desta temática. Apresenta-se, ainda, como a autonomia, considerada elemento necessário para a construção da ética, pode ser desenvolvida no espaço escolar através do jogo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-12-11
How to Cite
Camargo, R. L., & Suleiman, A. R. (2018). A DIMENSÃO ÉTICA DO JOGO NA ESCOLA. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3562
Issue
Section
Artigos