A DIMENSÃO ÉTICA DO JOGO NA ESCOLA

Autores/as

  • Ricardo Leite Camargo Universidade Estadual Paulista
  • Amal Rahif Suleiman Universidade Estadual Paulista

Resumen

O objetivo maior da Educação para diferentes pensadores, entre eles Piaget, deve ser favorecer a construção de sujeitos autônomos que sejam capazes de emitir juízos de valor de modo crítico, sustentados pelos princípios do respeito mútuo e da reciprocidade. Considerando a relevância deste assunto, várias pesquisas foram desenvolvidas buscando conhecer quais as circunstâncias e, ou, ambientes poderiam favorecer a construção tanto da autonomia moral quanto intelectual. Os resultados indicam que um dos momentos propícios para o desenvolvimento da autonomia é o jogo, uma vez que este envolve a construção de regras, negociações e descentrações por parte dos jogadores. Tendo como temática central o jogo e a ética, este artigo apresenta o percurso realizado por Piaget no estudo do juízo moral e como este vinculou o jogo como espaço de pesquisa desta temática. Apresenta-se, ainda, como a autonomia, considerada elemento necessário para a construção da ética, pode ser desenvolvida no espaço escolar através do jogo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Leite Camargo, Universidade Estadual Paulista

Professor doutor em Educação (doutorado pela UNICAMP), atuando no Departamento de Psicologia da Educação da FCL/Ar - UNESP - Campus de Araraquara (SP)

Amal Rahif Suleiman, Universidade Estadual Paulista

Cursando Mestrado na FCL/Ar - UNESP/Araraquara (SP), sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Leite Camargo, com projeto de pesquisa: “As crenças e concepções dos professores de Matemática quanto ao espaço do jogo em sua prática pedagógica”

Publicado

2018-12-11

Cómo citar

Camargo, R. L., & Suleiman, A. R. (2018). A DIMENSÃO ÉTICA DO JOGO NA ESCOLA. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3562

Número

Sección

Artigos