O PROFESSOR-GERENTE: PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Authors

  • Adriana Ventola Marra Universidade Federal de Viçosa

Abstract

Os docentes são os responsáveis pela administração da universidade, por meio de práticas gerenciais, decisões e ações que viabilizam o alcance dos objetivos organizacionais. Com o objetivo de descrever e analisar o processo de transformação do professor em chefe de departamento e coordenador de curso/programa, foi conduzido um estudo de caso em uma universidade federal do interior de Minas Gerais/Brasil. Realizaram-se 30 entrevistas semi-estruturadas com esses gerentes, analisadas qualitativamente. Um fator relevante é que, ao assumir o cargo, em geral o professor não possui formação administrativa e aprende a administrar no exercício da função. Como conseqüência, o primeiro ano do mandato é destinado ao aprendizado baseado no autodidatismo. Os gerentes da universidade pública negam a vontade de assumir o cargo. Argumentam que foram indicados e, portanto, não poderiam se recusar a colaborar com o departamento/curso, ocultando o desejo de se tornarem gerentes e assumirem o poder. O poder é apresentado pelos entrevistados como algo proibido, pecaminoso, mas, ao mesmo tempo, figura entre seus desejos pessoais e profissionais de realização. O professor se vê como o único, entre seus colegas, capaz de dar continuidade às suas atividades como coordenador ou chefe de departamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adriana Ventola Marra, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Universidade Federal de Viçosa (Campus de Florestal) desde 1993

Published

2018-12-11

How to Cite

Marra, A. V. (2018). O PROFESSOR-GERENTE: PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3567

Issue

Section

Artigos