O PROFESSOR-GERENTE: PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Autores/as

  • Adriana Ventola Marra Universidade Federal de Viçosa

Resumen

Os docentes são os responsáveis pela administração da universidade, por meio de práticas gerenciais, decisões e ações que viabilizam o alcance dos objetivos organizacionais. Com o objetivo de descrever e analisar o processo de transformação do professor em chefe de departamento e coordenador de curso/programa, foi conduzido um estudo de caso em uma universidade federal do interior de Minas Gerais/Brasil. Realizaram-se 30 entrevistas semi-estruturadas com esses gerentes, analisadas qualitativamente. Um fator relevante é que, ao assumir o cargo, em geral o professor não possui formação administrativa e aprende a administrar no exercício da função. Como conseqüência, o primeiro ano do mandato é destinado ao aprendizado baseado no autodidatismo. Os gerentes da universidade pública negam a vontade de assumir o cargo. Argumentam que foram indicados e, portanto, não poderiam se recusar a colaborar com o departamento/curso, ocultando o desejo de se tornarem gerentes e assumirem o poder. O poder é apresentado pelos entrevistados como algo proibido, pecaminoso, mas, ao mesmo tempo, figura entre seus desejos pessoais e profissionais de realização. O professor se vê como o único, entre seus colegas, capaz de dar continuidade às suas atividades como coordenador ou chefe de departamento.

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Biografía del autor/a

Adriana Ventola Marra, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Universidade Federal de Viçosa (Campus de Florestal) desde 1993

Publicado

2018-12-11

Cómo citar

Marra, A. V. (2018). O PROFESSOR-GERENTE: PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3567

Número

Sección

Artigos