Concepções de aprendizagem do português como segunda língua por aprendizes surdos
Abstract
Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de aprendizagem de alunos surdos sobre o português como segunda língua. O corpus deste estudo é composto por entrevistas realizadas por meio de vídeo. Os entrevistados responderam a uma série de perguntas sobre a importância de a pessoa surda aprender português como segunda língua, suas dificuldades em aprender essa língua e como aprendem. As entrevistas foram filmadas e as respostas dos alunos foram transcritas para o português para análise. As respostas dos alunos nos permitiram chegar nas metáforas que eles utilizam para falar de seus processos de aprendizagem e nos ajudaram a compreender como eles entendem seus processos de aprendizagem de línguas.
Downloads
References
BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais
- Libras e dá outras providências. Distrito Federal, Brasília, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 31 jan. 2013.
BRASIL. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. In: BRASIL. Presidência da
República. Presidência da República Federativa do Brasil. 2005.
FERREIRA, L. C. A compreensão da metáfora em língua estrangeira. 219 f. Tese (Doutorado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
FERREIRA, L. C.; OLIVEIRA, D. Metáforas De Aprendizagem: Um Estudo Sobre A Aprendizagem De Português Como Língua Adicional. In: V Congresso Internacional Sobre A Metáfora Na Linguagem E No Pensamento, 2016, Belo Horizonte. Anais Do V Congresso Internacional Sobre A Metáfora Na Linguagem E No Pensamento. Belo Horizonte: Fale, 2016. V. I. p. 270-285.
FERREIRA, L. C. How Brazilian students conceptualize the experience of learning German for academic purposes. Pandaemonium Germanicum (Impresso), v. 19, p. 124-152, 2016.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. [1981] Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.
SILVA, M. M. dos S. E. Metáforas de aprendizagem: um olhar sobre narrativas multimodais de aprendizes de língua inglesa. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
WILCOX, Sherpard. Signed languages. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of cognitive linguistics. New York: Oxford University Press, 2007.