Ensino de gramática em português como língua adicional: Um projeto e seus resultados
Abstract
Este artigo relata um projeto sobre o ensino de gramática em Português como Língua Estrangeira / Adicional (PLE/PLA), desenvolvido nos últimos anos. Propõe-se que as chamadas estruturas argumentais (EAs) de verbos e fenômenos relacionados, como alternâncias e realizações argumentais, devam ser didatizadas para PLE/PLA, dada a sua importância na gramática de uma língua. Uma análise de métodos atuais de PLE/PLA mostra a ausência das EAs ou a desatualização da abordagem. Relatamos então uma proposta de didatização desse conteúdo, utilizando o conceito de Construções de Estrutura Argumental, advindo da Gramática de Construções, uma moderna teoria sobre gramática, mais pertinente ao ensino que as abordagens tradicionais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-05-14
How to Cite
Godoy, L. (2019). Ensino de gramática em português como língua adicional: Um projeto e seus resultados. Revista De Ciências Humanas, 18(1). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/7982
Issue
Section
Artigos