Resenha do livro -Textos Multimodais - Ana Elisa Ribeiro
Abstract
Esta resenha traz uma perspectiva crítica de uma obra sem dúvida relevante para os estudos da linguagem. A autora Ana Elisa Ribeiro é professora do centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais onde atua no programa de pós-graduação em estudos de linguagens, no bacharelado em Letras (Tecnologia da Edição) e na educação profissional técnica de nível médio (redação). É doutora em linguística aplicada pela UFMG com pós-doutorados em Comunicação Social (PUC -MG) e linguística aplicada pela Unicamp. Possui diversas publicações que abordam temas como a leitura, a produção e a edição de textos, especialmente nas relações com as tecnologias (analógicas e digitais). Este livro torna-se instrumento de consulta para aqueles que conseguem enxergar a língua em uma dimensão multifacetada e dinâmica, portanto, indubitavelmente, a leitura deste livro, principalmente, para estudantes e pesquisadores da área de linguagens é mais do que prazeroso e inspirador, é obrigatória.
Downloads
References
CAIRO, A. Infografia 2.0. Visualización interactiva de información em prensa. Madri: Alamut, 2008.
DELL’ISOLA, R. P. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
DIAS, C.A. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação e sociedade: estudos, v.10, n.2, 2000.
FIAD, R. Operações linguísticas presentes nas reescritas de textos. Revista Internacional de Língua Portuguesa. Associação das Universidades de Língua portuguesa, n.4, p.91-97, 1991.
GONDIN, S,M,G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa. Paideia, v.12, n.24, 2002
KIND, L. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em Revista, v.10, n. 15, p.124 -136, 2004.
KRESS, G. Literacy In The New Media Age. Londres: 2003.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortês, 2001.
MATENCIO, M.L.M. Atividades de retextualização em práticas acadêmicas: um estudo do gênero resumo. Scripta, v. 6, n.11, p. 25-32, 2002.
MEIRA, L.L.; PINHEIRO, M.A. Produção de sentidos no uso que se faz de gráficos. Estudos de Psicologia, v.12,n.2, p.99-107,2007.
RUIZ, E.M.S.D. Como se corrige redações na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
SANCHO, J. L.V. La infografia. Técnicas, análisis e usos periodísticos. Valencia: Universitat de València/Castelló de La Plana: Publicaciones de La Universitat Jaume I/Barcelona: Universitat Pompeu Fabra/Bellaterra: Universitat Autônoma de Barcelona, 2001.