O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUEM SE IMPORTA?

UMA ANÁLISE PARNORÂMICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores/as

Resumen

O objetivo deste artigo consiste em catalogar e analisar a produção científica em torno da temática ensino da língua escrita, na Educação Infantil, no recorte temporal de 2000 a 2020, no gênero textual artigo de pesquisa, buscando examinar o trajeto das pesquisas nacionais mais recentes sobre a temática em questão, compreendendo como a mesma tem sido abordada nestes primeiros 21 anos do novo século XXI. Para tanto, esta pesquisa considerou os artigos indexados na base de dados Scielo Brasil. Os artigos incidem desde a proposição de alguns instrumentos para serem utilizados em classes de Educação Infantil até a análise de experiências do ensino da língua escrita nestas instituições de atendimento a criança pequena. São unânimes na defesa da temática ser tratada com mais apreço nos cursos de formação inicial e continuada de professores.

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Biografía del autor/a

Lílian Miranda Bastos Pacheco, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, escola básica, mediação pedagógica, linguagens, desenho e cultura indígena.

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Santos Amorim, K., & Miranda Bastos Pacheco, L. (2020). O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUEM SE IMPORTA? UMA ANÁLISE PARNORÂMICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/10939

Número

Sección

Artigos