O pensamento de Lélia Gonzalez na Educação
Amefricanidade, Pretuguês e outras categorias
Resumen
No campo dos estudos sociológicos, sobretudo no Brasil, observamos a intencional defasagem de referências a intelectuais negras, no processo formativo, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. A ausência de autoras como Lélia Gonzalez, antropóloga, historiadora, filósofa, ativista, uma das pensadoras mais importantes do século XX, só se explica devido ao violento racismo institucional. Através da revisão bibliográfica, apresentamos suas principais contribuições para a academia e para os movimentos sociais. Em seguida, articulamos nossa pesquisa sobre o conceito de amefricanidade como uma potência pedagógica e suas possíveis intersecções com a Sociologia, compartilhando inquietações e questionamentos. Ao articular a leitura amefricana do nosso passado e presente, encontramos referências não hegemônicas para interpretar os processos educativos e a produção de conhecimento. Em movimento, portanto, no intuito de problematizar os parâmetros discriminatórios e racistas e redefinir nosso projeto de sociedade. Por fim, ressaltamos a importância do pensamento de Lélia Gonzalez.