ENEM 2005 – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, DESENHO METODOLÓGICO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Autores/as

  • Leila Pacheco Ferreira Cavalcante Universidade Federal de São Carlos
  • Ricardo Castro de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos
  • Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi Universidade Federal de São Carlos

Resumen

Este artigo teve como objetivos apresentar e discutir os pressupostos teóricos e o desenho metodológico, bem como analisar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM no ano de 2005. Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico que trata desse dispositivo de avaliação, incluindo também obras que abordam questões relacionadas à adoção das competências pela escola e às políticas públicas de avaliação de modo geral. Esse levantamento foi realizado em publicações diversas – livros, revistas disponíveis em sites eletrônicos e na biblioteca. Os resultados foram ordenados de forma a apresentar como vem se constituindo o ENEM no contexto das políticas públicas de avaliação da educação brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leila Pacheco Ferreira Cavalcante, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade
Carlos (SP)

Ricardo Castro de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade
Carlos (SP)

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade
Carlos (SP)

Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade
Carlos (SP)

Publicado

2018-12-11

Cómo citar

Cavalcante, L. P. F., de Oliveira, R. C., Reali, A. M. de M. R., & Tancredi, R. M. S. P. (2018). ENEM 2005 – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, DESENHO METODOLÓGICO E ANÁLISE DOS RESULTADOS. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3563

Número

Sección

Artigos