A opinião de intérpretes educacionais de Libras sobre a realidade da inclusão escolar e o que apontam como possíveis soluções para o ensino de Ciências da Natureza

Autores

  • Jomara Mendes Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ivoni Freitas-Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Os profissionais Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa possuem competências que os permitem transitar entre duas culturas distintas: a ouvinte e a surda. Quando comprometidos com sua função, podem muito contribuir quanto ao entendimento dos aspectos que facilitam a aprendizagem do discente surdo. Por meio de um questionário respondido por 25 profissionais, foi possível conhecer o que apontam sobre a realidade da inclusão que vivenciam nos ambientes de ensino e o que indicam como possíveis soluções para atenuar essas barreiras, especialmente no ensino das Ciências da Natureza. Conclui-se que a inclusão observada nas salas de aula ainda demonstram falhas e que pensar a metodologia de ensino e avaliação condizentes com as potencialidades visuais do aprendiz surdo, em um trabalho conjunto entre professor e intérprete, emerge como uma promissora possibilidade de sucesso.

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Biografia do Autor

Jomara Mendes Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora

Ivoni Freitas-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora e pesquisadora do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

Fernandes, J. M., & Freitas-Reis, I. (2019). A opinião de intérpretes educacionais de Libras sobre a realidade da inclusão escolar e o que apontam como possíveis soluções para o ensino de Ciências da Natureza. Revista De Ciências Humanas, 18(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/8617