Ações afirmativas e cursos pré- vestibulares comunitários da Baixada Fluminense: possibilidades através do espelho de Narciso

Autores

  • Elias Galdino Neto Universidade do Grande Rio
  • Patricia Maria dos Santos Santana Universidade do Grande Rio

Resumo

O presente artigo tem como objetivo evidenciar que as ações afirmativas podem ser fatores essenciais para aguçar a vontade dos alunos de pré-vestibulares comunitários a seguir a mesma trilha dos alunos que se serviram desse processo de seleção para a universidade. Os bons resultados vistos dentro do seio da sociedade colaboram para uma procura maior de alunos em busca do ensino superior, principalmente quando esses alunos são oriundos de classes sociais menos favorecidas e marginalizadas. Em um processo relacionado à teoria do espelho, o aluno projeta no outro, neste caso, no aluno que conseguiu chegar até a universidade pública pelo sistema de cotas, o que ele deseja para si, partindo dessa projeção para sua própria melhoria sociocultural.

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Biografia do Autor

Elias Galdino Neto, Universidade do Grande Rio

Professor do Ensino Básico. Especialista em Matemática. Mestrando do Programa de Pós-Graduação do Ensino das Ciências na Educação Básica da Unigranrio

Patricia Maria dos Santos Santana, Universidade do Grande Rio

Professora do Ensino Básico. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Língua Inglesa. Mestra pelo Programa de Letras e Ciências Humanas da Unigranrio. Doutoranda em Literatura Comparada pela UFRJ

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

Neto, E. G., & Santana, P. M. dos S. (2018). Ações afirmativas e cursos pré- vestibulares comunitários da Baixada Fluminense: possibilidades através do espelho de Narciso. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3440