Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Editoriais

Todos os Editoriais da Revista Ponto de Vista são feitos pelo(s) editor(es). Não serão aceitos editoriais enviados espontaneamente.

Artigos Científicos

A revista aceita todos os tipos de pesquisa original e trabalhos de extensão, voltados preferencialmente para a educação e que tenham um caráter multidisciplinar. Nesta seção, admite-se um número máximo de 20 laudas.

Artigos de Iniciação Científica

A revista aceita todos os tipos de artigos de iniciação científica e trabalhos de extensão em todas as áreas do conhecimento, de caráter multidisciplinar, resultantes de projetos de iniciação científica júnior. Deve-se constar o nome do orientador como coautor. Nesta seção, admite-se um número máximo de 15 laudas.

Relatos de Experiência

Relatos que descrevem uma dada experiência relevante para a área de educação de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Nesta seção, admite-se um número máximo de dez laudas.

Resenhas

Texto de caráter crítico, que busca dialogar com os autores de modo objetivo e científico. Nesta seção, admite-se um número máximo de cinco laudas.

Outros Olhares

Espaço de divulgação de trabalhos autorais como poemas, desenhos, contos e outras produções culturais e artísticas. Nesta seção, admite-se um número máximo de duas laudas.

O Destaque é:

Espaço destinado a conteúdos que despertam a atenção do leitor para um fato, acontecimento, fenômeno ou notícia significativa na contemporaneidade. Nesta seção, admite-se apenas uma lauda.

TEMPLATE PARA O ARTIGO

Para a elaboração do artigo utilize este Template. Seu padrão de formatação precisa ser fielmente seguido. Para ter acesso ao documento é necessário está registrado na Revista.

TEMPLATE

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO

Idioma: Serão aceitos artigos, relatos de experiência e resenhas escritos em língua portuguesa.

Formato do arquivo: O artigo e demais produções devem ser enviados no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word, formatação em .doc e pdf.

Formatação: O artigo e demais produções devem ser elaborados em folha tamanho A4, com margens superior e esquerda de 2 cm e inferior e direita de 2 cm.

Fonte: Times New Roman 12 e espaço entre linhas de 1,5 cm, com 0 pt antes e depois em todo o trabalho. O recuo de parágrafo é de 1,25cm e o de citação no texto, 4cm.

Páginas: deverão ser numeradas a direita, no canto inferior.

Referências: Todas as deverão ser citadas no texto com o sobrenome do autor e ano de publicação. Ex. Silva (2018) ou (SILVA, 2018).

Títulos das seções: deverão ser escritos em letras maiúsculas em negrito, enquanto os subtítulos deverão ser escritos em letras maiúsculas e sem negrito, e os subtópicos dentro do subtítulo deverão ser minúsculas com a primeira letra em maiúscula e sem negrito.

Exemplo:

Título: 3. REVISÃO DE LITERATURA

Subtítulos: 3.1 O PADRÃO DE PRODUÇÃO

Subtópicos: 3.1.1 Síntese capitalista

APRESENTAÇÃO: Deve abranger os seguintes tópicos:

Título: Em português, deve apresentar uma versão em inglês. O título deve ser completo e informativo sem abreviações e escrito em letras minúsculas e negrito, tamanho 16, Times New Roman e centralizado. O título em inglês deve possuir tamanho 14 e sem negrito, também centralizado e Times New Roman.

Nome(s) completo(s) do(s) autor(es): Todos os nomes deverão ser apresentados em uma única linha, centralizados, tamanho 12, separados por ponto e vírgula e duas entrelinhas abaixo do título. Após cada nome de autor acrescentar uma numeração sobrescrita e informação sobre ele em nota de rodapé. A informação sobre os autores em nota de rodapé deve constar a instituição, a função e o e-mail obrigatoriamente. Deve constar também uma apresentação complementar opcional em até 40 palavras para até dois autores, tamanho 10, em espaço simples.

Resumo: Apresentar a versão em português e também uma versão em inglês (ABSTRACT); deve apresentar claramente os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. Sua extensão máxima é de 250 palavras, deverá ser escrito em parágrafo único e justificado. A palavra “resumo” e “abstract”, deverão ser em negrito, maiúsculas, tamanho 12, fonte Times New Roman, espaçamento simples.

Palavras-chave e Abstract: Máximo de três palavras separadas por ponto e vírgula e sem caixa alta. Devem ser precedidas do termo: Palavras-chave ou abstract também em negrito, maiúsculas, tamanho 12, fonte Times New Roman.

Agradecimentos: é opcional e deverão ser relacionados ao apoio financeiro para a pesquisa e/ou bolsas de estudo e vir como nota de roda pé ao final da apresentação dos autores, centralizado, tamanho 10, Times New Roman.

Tabelas e Quadros: deverão ser inseridos o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deve figurar acima da tabela e/ou quadro e ser precedido da palavra Tabela/quadro e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). A fonte deverá ser citada na parte inferior a direita da tabela ou quadro, tamanho 10, Times New Roman, mesmo que seja do autor.

Ilustrações e fotos: deverão ser inseridas o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deverá estar localizado acima das figuras, precedido da palavra Figura e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). Todas as abreviações e símbolos usados na figura devem ser explicitados no texto. A fonte deverá ser citada na parte inferior a direita da figura, tamanho 10, Times New Roman, mesmo que seja do autor.

Fórmulas e equações: deverão ser inseridas o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deverá estar localizado acima das fórmulas, precedido da palavra Fórmula e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). Citar a fonte.

Casos omissos deverão seguir as regras da ABNT.

Referências Bibliográficas: deverão seguir os seguintes parâmetros:

Fonte:(Times 12). Recuo antes e depois (0 pt). Espaçamento entre linha (Simples). Espaçamento entre citações (1 espaço). Seguir as normas da ABNT.

Artigos Científicos

A revista aceita todos os tipos de pesquisa original e trabalhos de extensão, voltados preferencialmente para a educação e que tenham um caráter multidisciplinar. Nesta seção, admite-se um número máximo de 20 laudas.

Artigos de Iniciação Científica

A revista aceita todos os tipos de artigos de iniciação científica e trabalhos de extensão em todas as áreas do conhecimento, de caráter multidisciplinar, resultantes de projetos de iniciação científica júnior. Nesta seção, admite-se um número máximo de 15 laudas.

Relatos de Experiência


Relatos que descrevem uma dada experiência relevante para a área de educação de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. O formato deve ter as mesmas configurações do template. Nesta seção, admite-se um número máximo de dez laudas.

Resenhas


Texto de caráter crítico, que busca dialogar com os autores de modo objetivo e científico. Nesta seção, admite-se um número máximo de cinco laudas.

Outros Olhares

Espaço de divulgação de trabalhos autorais como poemas, desenhos, contos e outras produções culturais e artísticas. Nesta seção, admite-se um número máximo de duas laudas.

O Destaque é:


Espaço destinado a conteúdos que despertam a atenção do leitor para um fato, acontecimento, fenômeno ou notícia significativa na contemporaneidade. Nesta seção, admite-se apenas uma lauda.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.