Construindo caminhos para a validação de sequências didáticas:

identificação de indicadores de aprendizagem apoiados teoricamente no Modelo de Reconstrução Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.19590

Resumo

O Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) foi desenvolvido com a finalidade de apoiar o processo de design de intervenções educacionais, como as Sequências Didáticas (SD). Dentro deste processo estão previstos o planejamento e a validação das SDs. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi elucidar indicadores de aprendizagem apoiados teoricamente no MRE, que tenham o potencial de auxiliar nos processos de validação de SDs construídas com o apoio desse modelo. Para tal, por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, recorremos à utilização de narrativas autobiográficas, que foram construídas por professores de biologia em formação, participantes de curso de extensão, cujo objetivo era compreender o processo construtivo de SDs apoiadas no MRE. Nesse contexto, foram analisadas 134 narrativas, a partir das três etapas da Análise de Conteúdo de Bardin: pré-análise, exploração do material e tratamento dos dados. Os resultados mostraram a identificação de 11 indicadores de aprendizagem, organizados em quatro categorias: autopercepção, conteúdo a ser ensinado, mundo material e docentes. Tais indicadores nos permitem observar a aprendizagem a partir de diferentes aspectos, como aqueles cognitivos (conhecimentos pré-instrucionais - indicador 1), afetivos (sentimentos e emoções - indicador 9), de cunho mais interno (reflexão sobre o conteúdo - indicador 6) e de cunho mais externo (mediação - indicador 10). Tratam-se, portanto, de indicadores de aprendizagem gerais ligados às bases teóricas do MRE, que embora tenham sido identificados em um contexto particular de investigação, têm o potencial de apoiar outros processos de pesquisa que objetivem validar SDs apoiadas no MRE.

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Publicado

01-03-2025

Como Citar

MICHELLE GARCIA DA SILVA; SILVA, I. C. B. da; ROBERTA SMANIA-MARQUES. Construindo caminhos para a validação de sequências didáticas:: identificação de indicadores de aprendizagem apoiados teoricamente no Modelo de Reconstrução Educacional. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 01–20, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1.19590. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/19590. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos