A importância da ontologia e epistemologia na pesquisa qualitativa:
estruturando um método de estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17859Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa, Ontologia, EpistemologiaResumo
A pesquisa qualitativa é por vezes criticada pela sua flexibilidade, tendenciosidade, limites de generalização, falta de validade e replicabilidade dos resultados. Entretanto, a pesquisa qualitativa é adequada para explorar a complexidade de fenômenos multifacetados pois permite a investigação aprofundada de problemas de quantificação complexa. Neste sentido, torna-se necessário estruturar as interseções e interdependências ontológicas e epistemológicas de forma a criar um arcabouço robusto para sustentar a pesquisa. Diante desse contexto, tem-se como objetivo geral investigar as bases ontológicas e epistemológicas que sustentam a pesquisa qualitativa, buscando uma compreensão aprofundada das concepções de realidade e do processo de aquisição de conhecimento subjacentes a essa abordagem metodológica. Outrossim, esta pesquisa se ocupa de lançar luz sobre as bases filosóficas da pesquisa qualitativa, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica dessa abordagem metodológica e seu impacto na produção de conhecimento científico. Para tanto, utiliza-se de um ensaio teórico, que é uma pesquisa exploratória, buscando aprofundar a compreensão de conceitos e teorias. Um ensaio se concentra na exploração, análise, síntese e interpretação de teorias, conceitos, ideias e conhecimento existente em um campo de estudo específico. Os resultados demonstram que uma estruturação adequada dos aspectos ontológicos e epistemológicos proporcionam um framework robusto para a condução de pesquisas qualitativas com alto nível de validade, confiabilidade e replicabilidade. Em conclusão, esta pesquisa sublinha a relevância de considerar as perspectivas ontológicas e epistemológicas na pesquisa qualitativa. As escolhas filosóficas orientam as decisões metodológicas e têm implicações significativas na validade, credibilidade e qualidade da pesquisa.
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