v. 13 n. 3 (2024)

					Visualizar v. 13 n. 3 (2024)
Publicado: 01-09-2024

Editorial

Artigos Científicos

  • “Trilha Sustentável” na construção do conhecimento: o conceito de sustentabilidade através de um jogo educativo

    Alex Sandro Nogueira Silva, Patrícia Libéria Nogueira, Leandro Gonçalves de Rezende
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18216
  • Análise de conteúdo sobre inteligência artificial e educação em veículos de imprensa no Brasil

    Marina Vianna de Souza, Marina Fontes Borges, Carlos Alberto Lopes de Sousa
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17857
  • Centralidade, visibilidade e espaço público: o calçadão Arthur Bernardes em Viçosa (MG)

    Luiza Oliveira Pacheco, Fábio Cabral Durso
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18112
  • A Didática na docência: um escrito do fundo do coração

    Ivan Fortunato, Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18174
  • O ensino da literatura negro-brasileira: decolonialidade e as relações de poder e resistência no currículo

    Natália Gonçalves Teixeira, Zoraide Portela Silva
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.19124
  • Homem, Trabalho e Educação: concepções filosóficas

    Henrique Selani Silva, Gabriel Luís da Conceição
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18703
  • Metodologias ativas como proposta para a qualificação da educação especial com formação integral

    Sandra Rosa de Pinho, Claudionei Vicente Cassol
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17824
  • Uma revisão de aplicativos de smartphone para estudo de biologia no Ensino Médio

    Fernanda Kainara Marcelino da Fonseca, Bruno Santana da Silva
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.16643
  • A importância da ontologia e epistemologia na pesquisa qualitativa: estruturando um método de estudo de caso

    Pablo Peron de Paula, Cledinaldo Aparecido Dias, Felipe Fróes Couto, Daiana Ransan Martins, João Guilherme Magalhães-Timotio
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17859
  • A inclusão do surdo no ensino superior e o papel do tradutor e intérprete

    Denis Aparecido Mendes Pereira, Maria de Fátima Ramos Andrade, Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18275
  • Infraestrutura escolar e condições de trabalho docente: percepções de professores de Educação Física da cidade de Viçosa, Minas Gerais

    Jaykyson Crisóstomo Cupertino, Doiara Silva dos Santos , Jairo Antônio da Paixão
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.19106
  • Integração das perspectivas de estudos de implementação de políticas públicas educacionais: por uma agenda articulada de pesquisas

    Willer Moravia
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18664
  • Integração de tecnologias digitais na sala de aula com base na teoria bakhtiniana uma revisão sistemática da literatura

    André Luis Canuto Duarte Melo, João Pinto Cabral Neto, Jocília de Oliveira Rodrigues, Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.19018
  • Interpretação e educação ambiental crítica: análise a partir do plano de interpretação da Floresta Nacional de Açu-RN

    Marysol Dantas de Medeiros, Luciana Reis da Silva
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17813
  • Práticas maker de culinária como recurso facilitador para o ensino de micologia no Ensino Médio

    Diedja de Andrade Bandeira, Júlio César de Oliveira Santos, Silvana Gonçalves Brito de Arruda, Danilo de Carvalho Leandro
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18274
  • Percepções acerca das arboviroses dengue, chikungunya e zika por alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, no município do Rio de Janeiro

    Juliana Macedo Lacerda Nascimento, Lucas de Esquivel Dias Brandão, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Priscilla Guimarães Zanella Diniz
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18155
  • Uma proposta didática empregando tecnologias digitais para a compreensão da importância dos solos na Educação Ambiental

    Márcio Silveira Nascimento, Jean Dalmo de Oliveira Marques
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18647
  • Repensando a existência humana: uma visão sistêmica sobre os problemas ambientais

    Marina Silva Bicalho Rodrigues, Jane Farias Chagas-Ferreira
    01-11
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18520

Artigos de Iniciação Científica

  • Indicadores de qualidade na educação como instrumento de repartição de ICMS entre os municípios alagoanos o caso do IQEAL

    Eduardo Henrique Dantas Lira, João André Goes Ferreira Barbosa, Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18917
  • Literatura e jogos digitais em sala de aula

    Sílvio Rodrigo de Moura Rocha, Maria Clara Oliveira Silva
    01-11
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18829