A inclusão do surdo no ensino superior e o papel do tradutor e intérprete

Autores

  • Denis Aparecido Mendes Pereira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria de Fátima Ramos Andrade Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18275

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Educação bilíngue de surdos, Tradutor/intérprete de Libras

Resumo

A inclusão do aluno surdo no ensino superior é reflexo de uma série de conquistas da comunidade surda ao longo das últimas décadas. Nesse processo de inclusão, o papel do tradutor / intérprete de Libras merece destaque. Com isso, a presente pesquisa se propôs a investigar a base de conhecimentos do profissional que atua como tradutor/intérprete de Libras no Ensino Superior (ES). Para a realização do estudo entrevistamos quatro profissionais que atuam nesse segmento de ensino. Constatamos com a análise dos dados que a fonte principal de aprendizagem dos tradutores / intérpretes tem sido a experiência dialógica no contato com o aluno surdo. Quanto à inclusão do aluno surdo no ES, concluímos que a inclusão educacional vai além da supressão dos limites comunicacionais e que deveria ser uma iniciativa de toda instituição de ensino criar espaços de formação e reflexão, em especial, aos profissionais que atuam nos processos educacionais. Nesses espaços de formação e reflexão os tradutores/intérpretes de Libras teriam muito a contribuir com o conhecimento que possuem da língua de sinais e da cultura da comunidade surda.

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Biografia do Autor

Denis Aparecido Mendes Pereira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2011). Curso de Extensão em Libras nível Básico I e II; Intermediário I e II; e Avançado I e II pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Maria de Fátima Ramos Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics: Learning and Teaching. 

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching - ICET, período 2013-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagógicas e casos de ensino.

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

PEREIRA, D. A. M.; ANDRADE, M. de F. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. A inclusão do surdo no ensino superior e o papel do tradutor e intérprete. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.18275. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18275. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos