Repensando a existência humana:
uma visão sistêmica sobre os problemas ambientais
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18520Palavras-chave:
Educação Ambiental, Pensamento Sistêmico, Resolução de Problemas AmbientaisResumo
O presente ensaio teórico objetiva discutir a relevância da formação de cidadãos com uma visão sistêmica sobre os problemas socioambientais para que, agora e futuramente, possam atuar de maneira crítica, criativa, politizada e proativa na resolução dos mesmos. A pauta de discussão a respeito de problemas mundiais, como os ambientais, tem sido objeto de interesse de grande parte dos países do mundo, tendo em vista as suas consequências globais. A Educação Ambiental e para o Desenvolvimento Sustentável, no contexto escolar da Educação Básica, se configura como um espaço democrático para discussões críticas de possíveis soluções criativas para as problemáticas globais emergentes. Como principal apontamento destacamos que as questões relacionadas ao meio ambiente não podem ser compreendidas de maneira isolada, visto que suas origens são sistêmicas e suas consequências planetárias.
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