Integração de tecnologias digitais na sala de aula com base na teoria bakhtiniana
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.19018Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Sala de aula, Teoria BakhtinianaResumo
A pesquisa tem como objetivo principal analisar como as tecnologias digitais (TDs) estão sendo aplicadas na sala de aula, à luz da teoria bakhtiniana, com foco na interação social, linguagem e construção de conhecimento. Na etapa de seleção, os trabalhos foram extraídos das bases de dados, para serem filtrados conforme os critérios metodológicos estabelecidos. A teoria bakhtiniana, que propõe a linguagem como instrumento de comunicação, pode contribuir para a integração promissora de TDs na sala de aula, no aprendizado dos estudantes. Na etapa de resultados, um total de 19 trabalhos foi analisado com o objetivo de verificar o enfoque na interação social, linguagem e construção do conhecimento. Concluiu-se que a teoria de Bakhtin, ao ser submetida a uma análise abrangente por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), revela-se como uma fonte para a ampliação do panorama educacional. Essa constatação reforça a importância de continuar explorando e aplicando as contribuições da teoria de Bakhtin no contexto educacional, com o propósito de promover a construção de um ambiente mais dinâmico, inclusivo e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.
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