Integração de tecnologias digitais na sala de aula com base na teoria bakhtiniana

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.19018

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Sala de aula, Teoria Bakhtiniana

Resumo

A pesquisa tem como objetivo principal analisar como as tecnologias digitais (TDs) estão sendo aplicadas na sala de aula, à luz da teoria bakhtiniana, com foco na interação social, linguagem e construção de conhecimento. Na etapa de seleção, os trabalhos foram extraídos das bases de dados, para serem filtrados conforme os critérios metodológicos estabelecidos. A teoria bakhtiniana, que propõe a linguagem como instrumento de comunicação, pode contribuir para a integração promissora de TDs na sala de aula, no aprendizado dos estudantes. Na etapa de resultados, um total de 19 trabalhos foi analisado com o objetivo de verificar o enfoque na interação social, linguagem e construção do conhecimento. Concluiu-se que a teoria de Bakhtin, ao ser submetida a uma análise abrangente por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), revela-se como uma fonte para a ampliação do panorama educacional. Essa constatação reforça a importância de continuar explorando e aplicando as contribuições da teoria de Bakhtin no contexto educacional, com o propósito de promover a construção de um ambiente mais dinâmico, inclusivo e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.

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Biografia do Autor

André Luis Canuto Duarte Melo, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de ensino – RENOEN, Polo Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduado em Engenharia Elétrica pela Fundação Educacional Jayme de Altavila-FEJAL. Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade CESMAC. Área de estudo: Engenharia Elétrica, com ênfase em sistema de potência e telecomunicação, nos seguintes temas: educação, tecnologia, elétrica e automação. Linha de pesquisa: educação e tecnologia. Professor do Curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

João Pinto Cabral Neto, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestre em Engenharia civil e ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduação em Engenharia elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade Maurício de Nassau. Graduação em Pedagogia pelo Centro universitário UniFatecie. Área de estudo: Engenharia de energia, ambiental, tecnologia automotiva e gestão de projetos. Linhas de pesquisa: sistemas de acumulação de energia, veículos híbridos e elétricos, gestão de resíduos sólidos eletroeletrônicos e gerenciamento de projetos de PD&I. Professor do Curso de Eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Jocília de Oliveira Rodrigues, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: retextualização, distanciamento, relato, convergência e envolvimento. Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL.

Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de ensino – RENOEN, Polo Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestra em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina - FAMED, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Maurício de Nassau. Especialização em Docência Superior, Especialização em Ensino Profissional e Tecnológico. Área de estudo Ensino de Ciências por investigação. Linhas de Pesquisa: Práticas pedagógicas no ensino de Ciências e Matemática. Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

MELO, A. L. C. D.; CABRAL NETO, J. P.; RODRIGUES, J. de O.; FLORÊNCIO, P. C. de S. Integração de tecnologias digitais na sala de aula com base na teoria bakhtiniana: uma revisão sistemática da literatura . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–18, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.19018. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/19018. Acesso em: 2 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos