Práticas maker de culinária como recurso facilitador para o ensino de micologia no Ensino Médio

Autores

  • Diedja de Andrade Bandeira Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0009-0008-6806-5712
  • Júlio César de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Silvana Gonçalves Brito de Arruda Universidade Federal de Pernambuco
  • Danilo de Carvalho Leandro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18274

Palavras-chave:

ensino de biologia;, atividades maker;, ensino por investigação

Resumo

O currículo do Ensino de Biologia no Ensino Médio, na maior parte das redes de ensino e escolas brasileiras, é permeado por um conjunto expressivo de conteúdos, tornando-se um grande desafio para o docente mediá-los de forma criativa e envolvente, oportunizando aprendizagens. Pensar em novas estratégias para o Ensino de Biologia torna-se, cada vez mais, algo importante e urgente. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência Didática com práticas Maker de culinária, para o ensino de micologia, como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem, direcionado a estudantes do Ensino Médio, sob a perspectiva do ensino híbrido. Com esse propósito, elaboramos uma sequência de atividades de ensino que envolveram experimentação, pesquisa, atividades Maker de culinária, produção de vídeos, apresentações e discussões. Os resultados evidenciaram que as práticas de ensino implementadas promoveram o desenvolvimento da autonomia, criatividade, autoconfiança, criticidade, capacidade argumentativa, responsabilidade e consciência cidadã dos estudantes.

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Biografia do Autor

Diedja de Andrade Bandeira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra pelo Programa de Pós graduação em Ensino de Biologia - PROFBIO pela UFPE-CAV , Especialista em Microbiologia Clínica - UPE (2014), graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (2011) e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Atualmente é professora efetiva de biologia (SEDUC-PE) na Escola Técnica Estadual Luiz Alves Lacerda (ensino médio-técnico) , atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, microbiologia, ensino por investigação.

Júlio César de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor e Mestre em Educação e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lotado no setor de Práticas Pedagógicas no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Membro do Grupo de Pesquisa "Discurso, subjetividade e educação" (CNPq/UFPE). Foi professor substituto no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Educação (CE) da UFPE entre 2018 e 2020, do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE entre 2019 e 2020, e no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) CE/UFPE em 2023. Atuou como professor no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia (pós-graduação lato sensu) na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) em 2020. Tenho interesse na área de Educação, com ênfase nas suas interfaces com os estudos da diferença, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e biologia, escola, currículo, estágio supervisionado, formação docente, gênero e sexualidade, relações de poder e processos de subjetivação.

Silvana Gonçalves Brito de Arruda, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial dos Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e avaliação físico-química, microbiológica e sensorial de novos produtos, serviço de nutrição e dietética, controle de qualidade dos alimentos, consumo alimentar. Atua como professora, orientadora e Coordenadora no Programa de Pós graduação stricto sensu em Ensino de Biologia - PROFBIO. Coordenadora do Projeto de extensão UFPE NA PRAÇA. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE/CAV.

Danilo de Carvalho Leandro, Universidade Federal de Pernambuco

Biólogo, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2016 é professor de Ciências e Biologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE) e atual como Vice-Diretor para o quadriênio 2020-2023. Acumulou experiências em gestão na coordenação do Ensino Médio (2018/2019) e do Serviço de Orientação e Apoio ao Estagiário (2016/2017). É professor orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) da UFPE-UFMG. Atuou com o professor preceptor do Programa Residência Pedagógica (CAPES), foi professor substituto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPE (2011/2013) e desenvolveu trabalhos como avaliador do PNLD - Obras Complementares, do Ministério da Educação (2013). Coordenou o Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da FAFIRE nos anos (2013-2016). É pesquisador colaborador do Departamento de Entomologia do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-FIOCRUZ desde 2008, atuando nos seguintes temas: biologia molecular de insetos vetores e interação arbovírus-mosquito (DENV). Atualmente, é pos-doc no Department of Entomology Texas A&M University, em College Station, Texas. 

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

DE ANDRADE BANDEIRA, D.; DE OLIVEIRA SANTOS, J. C.; GONÇALVES BRITO DE ARRUDA, S.; DE CARVALHO LEANDRO, D. Práticas maker de culinária como recurso facilitador para o ensino de micologia no Ensino Médio. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–15, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.18274. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18274. Acesso em: 2 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos