Abordagem STEAM e as questões sociocientíficas (QSC):
uma proposta de ensino para dialogar com as necessidades do mundo globalizado
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.16381Palavras-chave:
Questões Sociorraciais., Abordagem STEAM, Transdisciplinaridade.Resumo
As Questões Sociocientíficas (QSC) e abordagem (STEAM), acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, têm sido tema de discussões que permeiam o processo de conscientização para promover a responsabilidade social das pessoas e contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Devido ao avanço tecnológico e populacional e as exigências da sociedade contemporânea, os quais exigem profissionais cada vez mais capacitados, para atender as demandas da humanidade, sinaliza por mudanças cada vez mais necessárias no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa, propôs um planejamento transdisciplinar, a partir da QSC “poluição do Açude de Bodocongó”, situado na Cidade de Campina Grande-PB, com o objetivo de dialogar com os saberes populares, escolares e científicos. No desenvolvimento deste estudo, abordagem metodologia foi ancorada em pesquisadores que dialogam com métodos qualitativos. Participaram desta pesquisa, alunos de curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e estudantes da educação básica, matriculados em uma disciplina da base diversificada do novo Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de foram questionários contendo questões objetivas e subjetivas. Os resultados mostraram que a QSC Poluição do Açude de Bodocongó discutida a partir da inserção da abordagem STEAM contribuiu para a autonomia e criatividade dos discente e colaboram para a aprendizagem ativa, numa perspectiva transdisciplinar. Os dados obtidos nesta pesquisa com a abordagem STEAM e as QSC contribuíram para o enriquecimento do currículo escolar, desde que, quando utilizadas no enfretamento dos problemas sociais, com envolvimento dos estudantes de forma ativa na transformação educacional que a sociedade tanto espera.
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