O ensino da literatura negro-brasileira:

decolonialidade e as relações de poder e resistência no currículo

Autores

  • Natália Gonçalves Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Zoraide Portela Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.19124

Palavras-chave:

Currículo, Decolonialidade, Ensino

Resumo

O presente estudo de cunho qualitativo trata-se de algumas considerações teóricas-metodológica sobre o ensino da literatura negro-brasileira na perspectiva de uma educação decolonial e antirracista. Para isso, a pesquisa tem por objetivo compreender como o ensino da literatura negro-brasileira, na perspectiva da decolonialidade, se apresenta como um contraponto das relações de poder e resistência no currículo, a fim de construir subjetividades outras e formas de reexistência. Aborda-se, ainda, o ensino da literatura negro-brasileira e a discussão étnico-racial na escola e a decolonialidade como mecanismo de resistência na construção de um currículo que contemple a perspectiva da diferença, levando em consideração os apontamentos teóricos de Munanga (2005), Gomes (2012), Silva (1999), Moreira e Candau (2008), Walsh (2009), Dalcastagnè (2012), Cuti (2010), Paraíso (2015) e outros. Além disso, tece alguns apontamentos sobre o poema Vozes-Mulheres, escrito pela autora negra Conceição Evaristo, apresentando as relações de resistência da literatura negro-brasileira.

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

GONÇALVES TEIXEIRA, N.; SILVA, Z. P. O ensino da literatura negro-brasileira: : decolonialidade e as relações de poder e resistência no currículo. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–19, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.19124. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/19124. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos