Interpretação e educação ambiental crítica:
análise a partir do plano de interpretação da Floresta Nacional de Açu-RN
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17813Palavras-chave:
Unidades de conservação, Sustentabilidade, biodiversidadeResumo
As unidades de conservação desempenham um papel de grande relevância social em diversos aspectos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o programa de interpretação presente no Plano de Manejo da Floresta Nacional de Açu, com foco nas atividades relacionadas à educação e interpretação ambiental. A Floresta Nacional de Açu (Flona de Açu) é uma Unidade de Conservação federal de uso sustentável sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os métodos e técnicas de pesquisa adotados apresentam características significativas para discutir o potencial da educação ambiental crítica nas Unidades de Conservação. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, baseada em estudos bibliográficos e análise de documentos. Foi constatado que o Plano de Manejo apresenta fortes necessidades relacionadas a dados e ao planejamento de educação ambiental para mitigar os conflitos entre a comunidade e a unidade. Com isso, concluímos que a interpretação ambiental e a educação ambiental não estão completamente desenvolvidas na unidade e que ainda há a necessidade de mais ações na Flona de Açu.
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