Interpretação e educação ambiental crítica:

análise a partir do plano de interpretação da Floresta Nacional de Açu-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17813

Palavras-chave:

Unidades de conservação, Sustentabilidade, biodiversidade

Resumo

As unidades de conservação desempenham um papel de grande relevância social em diversos aspectos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o programa de interpretação presente no Plano de Manejo da Floresta Nacional de Açu, com foco nas atividades relacionadas à educação e interpretação ambiental. A Floresta Nacional de Açu (Flona de Açu) é uma Unidade de Conservação federal de uso sustentável sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os métodos e técnicas de pesquisa adotados apresentam características significativas para discutir o potencial da educação ambiental crítica nas Unidades de Conservação. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, baseada em estudos bibliográficos e análise de documentos. Foi constatado que o Plano de Manejo apresenta fortes necessidades relacionadas a dados e ao planejamento de educação ambiental para mitigar os conflitos entre a comunidade e a unidade. Com isso, concluímos que a interpretação ambiental e a educação ambiental não estão completamente desenvolvidas na unidade e que ainda há a necessidade de mais ações na Flona de Açu.

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

MEDEIROS, M. D. de; REIS DA SILVA, L. Interpretação e educação ambiental crítica: : análise a partir do plano de interpretação da Floresta Nacional de Açu-RN. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–21, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.17813. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17813. Acesso em: 2 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos