“Trilha Sustentável” na construção do conhecimento:
o conceito de sustentabilidade através de um jogo educativo
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18216Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação Lúdica, Ensino-AprendizagemResumo
O meio ambiente, devido às ações humanas, passa, atualmente, por um grande processo de degradação e, nesse sentido, é de extrema necessidade desenvolver medidas providenciais e sustentáveis para contornar esse problema. Logo, um caminho para efetivar essas mudanças deve ser percorrido já na educação de nível básico para trazer reflexões capazes de conscientizar e humanizar a todos. Este trabalho apresenta uma experiência didática, através do jogo “Trilha Sustentável”, que comprova como o brincar, provocado em um ambiente escolar, pode oportunizar uma metodologia de ensino-aprendizagem que visa uma formação justa, consciente e ecologicamente correta, ou seja, como a ludicidade tem um papel importante na construção de um futuro pautado na sustentabilidade e na construção de um futuro melhor. Dessa forma, a utilização de atividades lúdicas como recurso didático-pedagógico pode ser um potencial para a aprendizagem, de modo que essa seja mais significativa e motivadora na construção do conhecimento, garantindo o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
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