“Trilha Sustentável” na construção do conhecimento:

o conceito de sustentabilidade através de um jogo educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18216

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação Lúdica, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O meio ambiente, devido às ações humanas, passa, atualmente, por um grande processo de degradação e, nesse sentido, é de extrema necessidade desenvolver medidas providenciais e sustentáveis para contornar esse problema. Logo, um caminho para efetivar essas mudanças deve ser percorrido já na educação de nível básico para trazer reflexões capazes de conscientizar e humanizar a todos. Este trabalho apresenta uma experiência didática, através do jogo “Trilha Sustentável”, que comprova como o brincar, provocado em um ambiente escolar, pode oportunizar uma metodologia de ensino-aprendizagem que visa uma formação justa, consciente e ecologicamente correta, ou seja, como a ludicidade tem um papel importante na construção de um futuro pautado na sustentabilidade e na construção de um futuro melhor. Dessa forma, a utilização de atividades lúdicas como recurso didático-pedagógico pode ser um potencial para a aprendizagem, de modo que essa seja mais significativa e motivadora na construção do conhecimento, garantindo o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sandro Nogueira Silva, Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende

Professor de Arte na SEE/MG – Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, Florestal/MG. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Única (2023), Artes Visuais pela Faculdade IBRA de Brasília (2022) e é bacharel em Filosofia pela Faculdade Vicentina (2018). Pós-graduação em Teologia Contemporânea pelo Claretiano Centro Universitário (2019).

Patrícia Libéria Nogueira, Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende

Professora de Ciências da Natureza na SEE/MG – Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, Florestal/MG. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única (2023), Educação Especial pela Universidade Santa Cecília (2020) e Ciências Biológicas pela Faculdade de Pará de Minas (2008). Possui especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (2014).

Leandro Gonçalves de Rezende, Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende

Professor de História na SEE/MG – Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, Florestal/MG. Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais – licenciatura e bacharelado (2011). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Única (2023). Pós-graduação em História e Cultura no Brasil Contemporâneo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016).

Referências

ALMEIDA, P. N. de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2000.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm#:~:text=Art.,de%20vida%20e%20sua%20sustentabilidade. Acesso em: 3 jan. 2024.

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: A construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas: Papirus, 1996.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. Inclusão Social, [S. l.], v. 3, n. 1, 2008. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1624. Acesso em: 7 maio. 2023.

CAVALCANTI, Clóvis (org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1997.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.

DIAMOND, J. Colapso - como as sociedades escolhem o sucesso ou o fracasso. Rio de Janeiro: Record, 2005.

GOMES, D. V. Educação para o consumo ético e sustentável. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 16, 2012. DOI: 10.14295/remea.v16i0.2778. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2778. Acesso em: 28 dez. 2023.

GONÇALVES, F. C. N. I; LIMA, L. C. S. de M. Aprendizado ativo nas relações internacionais: um estudo empírico sobre o papel do lúdico no processo de aprendizagem. OASIS. n° 32, jul. dez.2020, pp. 29-47.

MARQUES, C. L. Metodologia do lúdico na prática docente para melhoria da aprendizagem na educação inclusiva. Eixo, v. 1. n.2, jul.dez. 2012.

MEDINA, N. M.; SANTOS, E. C. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem. UFRJ. Rio de Janeiro, 2003.

OLIVEIRA, G. A. Uso de Metodologias Ativas em Educação Superior. Metodologias Ativas: Aplicações e Vivências em Educação Farmacêutica. Brasília: Distrito Federal. 2013.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo, SP: Scipione, 1993. (Pensamento e ação no magistério).

RAMOS, R. Desvendando a ludicidade. Bloco 01. Tema 01. FTC/Ead. Faculdade de Tecnologia e Ciências. 6º período, 2008.

ROOS, A.; BECKER, E. L. S. Educação Ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v. 5, nº. 5, 2012, pp. 857-866.

SALOMÃO, Hérica Aparecida Souza et al. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Portal dos Psicólogos, 2007. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf. Acesso em: 14 jan. 2024.

SANTANA, Maria Luzia da Silva et al. O brincar como elemento de inclusão de crianças caracterizadas com transtornos do espectro autista. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 7, n. 19, p. 48–65, 2016. DOI: 10.26514/inter.v7i19.1061. Disponível em: https://periodicosonline .uems.br/index.php/interfaces/article/view/1061. Acesso em: 1 jan. 2024.

SANTOS, É. A. do C.; JESUS, B. do C. de. O lúdico no processo de aprendizagem. 2010. Disponível em: http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf. Acesso em: 27 de mar 2023.

SILVA, Jonas Laranjeira Saraiva Da, et al. Matemática Lúdica: Ensino Fundamental e Médio. Revista Educação em Foco. São Paulo. n. 6, p. 26-36, 2013. Disponível em: https://portal. unisepe.com.br/unifia/wpcontent/uploads/sites/10001/2018/06/3matematica_ludica.pdf. Acesso em: 24 jul. 2023.

SILVEIRA, I. M. S.; RUAS, T. O.; ELIAS, N. F. Educação Ambiental e suas Práticas como exercício da cidadania na Escola Básica. Revista Verde Grande, v. 3, n.1, p.106-123, 2021.

SOUZA, A. A. de.; CUNHA, K. M. M. B.; ANDRADE, M. G. de. O lúdico na educação inclusiva: o processo de aprendizagem a partir dos jogos e brincadeiras. Gestão & Tecnologia. Ano VIII, v.1. ed. 28. jan./jun.2019.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

01-09-2024

Como Citar

NOGUEIRA SILVA, A. S.; LIBÉRIA NOGUEIRA, P.; GONÇALVES DE REZENDE, L. “Trilha Sustentável” na construção do conhecimento:: o conceito de sustentabilidade através de um jogo educativo. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–19, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.18216. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18216. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos