A Didática na docência: um escrito do fundo do coração

Autores

  • Ivan Fortunato Instituto Federal de São Paulo - Itapetininga
  • Emerson Augusto de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido https://orcid.org/0000-0003-3988-3915
  • Osmar Hélio Alves Araújo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18174

Palavras-chave:

Didática, Educação , Formação docente

Resumo

Este artigo foi escrito com o objetivo de discutir a Didática na docência a partir da perspectiva do cotidiano, envolvendo conhecimento técnico e teórico, mas sem desconsiderar as emoções, os afetos, os sentimentos. Metodologicamente, utilizamos o abecedário deleuzeano como força motriz para escrevermos, do fundo do coração, sobre a palavra Didática. Soletrando-a, identificamos temas presentes e recorrentes em nosso quefazer cotidiano como professores formadores de professores, particularmente do mundo visto e vivido após o encerramento da pandemia da covid-19 e o respectivo retorno às aulas presenciais.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo - Itapetininga

Professor do IFSP Itapetininga. Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014), e-mail: ivanfrt@yahoo.com.br

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

FORTUNATO, I.; MEDEIROS, E. A. de; ARAÚJO, O. H. A. A Didática na docência: um escrito do fundo do coração. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.18174. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18174. Acesso em: 2 set. 2024.

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