Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edição Atual
Edições Anteriores
Equipe Editorial
Submissões
Template
Anúncios
Contato
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 2 (2024): Dossiê novo Ensino Médio
v. 13 n. 2 (2024): Dossiê novo Ensino Médio
Publicado:
15-05-2024
Editorial
Editorial novo Ensino Médio:
tensões, disputas e implicações educacionais
Rita Márcia A. Vaz de Mello , Mônica Ribeiro da Silva
01-03
PDF
Artigos Científicos
A Base Nacional Comum Curricular como ferramenta de controle pedagógico
Adriel Leandro Mesquita, Silvia Fernanda Cantoia
01-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16507
A Educação Física no novo Ensino Médio:
uma análise do referencial curricular gaúcho e do caderno de linguagens e suas tecnologias
Rafaela Gonçalves Bellinazo, Jaqueline de Souza Liberalesso, Phillip Vilanova Ilha
01-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16483
A Gestão escolar no novo Ensino Médio:
os sujeitos e os tempos
Ana Maria Alves Saraiva
01-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16905
A percepção dos professores de Educação Física sobre a política do novo Ensino Médio na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul
Otavio Bonjiovanne Lourenço, Rodrigo Gonçalves Duarte, Dirceu Santos Silva
01-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16898
A política educacional como produto e como produtora de novos mercados:
a reforma do Ensino Médio enquanto um modelo exemplar de uma política produzida sob a lógica da governança estatal
Camila Grassi Mendes Faria
01-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16900
A reforma do Ensino Médio e suas aproximações com o BID:
conexões no fomento da dualidade
Evelyn Freire da Silva, Joana D'Arc Germano Hollerbach
01-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16641
A Reforma do Ensino Médio no estado da Bahia:
uma análise do Documento Curricular Referencial
Franciele Brito Barbosa, Elis Cristina Fiamengue
01-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16891
A reforma do novo Ensino Médio sob a ótica da abordagem do ciclo de políticas
Eloisa Rosotti Navarro, Emerson Rolkouski
01-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16820
A supressão da Educação Física nas matrizes curriculares do novo Ensino Médio
Jose Arlen Beltrão , David Romão Teixeira, Celi Nelza Zulke Taffarel
01-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.17037
As mudanças no Ensino Médio na percepção de estudantes de escolas públicas do sul de Minas Gerais
Karina Teixeira, Maurício Souza Novais , Ana Carolina Silva, Isabella Carvalho Lopes , Paulo Ricardo da Silva
01-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16494
BNCC, reforma do Ensino Médio e educação em ciências:
o caso das propostas curriculares estaduais das regiões Norte e Centro-Oeste
Luísa Gonçalo Dai Prá, Jorge Luiz Pereira de Matos, Rodrigo Diego de Souza
01-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16518
Caminhos da reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) nos Institutos Federais: 2019 – 2022
Alessandro Eziquiel Paixão, Monica Ribeiro da Silva
01-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16890
Contexto e redes de influência na produção do texto do currículo base do Ensino Médio do território catarinense
Filomena Lucia Gossler Rodrigues Silva, Tatiane Aparecida Martini, Alessandra Vidal Dias
01-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16881
Educação e projeto de sociedade:
disputas em torno do Ensino Médio no atual contexto brasileiro
Claudionei Vicente Cassol, Jaqueline Moll
01-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16876
Negacionismo científico no currículo de Biologia do Novo Ensino Médiodo Estado de Minas Gerais:
ideologia, conhecimento e justiça social
Sandra Escovedo Selles, Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Bruno Venancio de Oliveira, Maicon Azevedo
01-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16897
Integração curricular do NEM:
desafios do novo Ensino Médio
Ana Carolina Fernandes Gonçalves
01-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16374
Lugares do trabalho no currículo de referência de Mato Grosso do Sul para o novo Ensino Médio
Wesley Fernando de Andrade Hilário, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
01-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16904
Narrativas discentes sobre a Educação Física no contexto da reforma do Ensino Médio
Murilo Eduardo dos Santos Nazário, Wagner dos Santos, Amarilio Ferreira Neto
01-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16591
Neoconservadorismo e agenda antigênero em políticas de educação no Brasil:
uma análise com foco na BNCC do ensino médio
Carolina Vergara Rodrigues, Fernando Seffner
01-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16829
Novas arquiteturas curriculares do Ensino Médio:
entre o velho descaso e costumeiro faz de conta
Edivanda Albarello, Claudionei Vicente Cassol
01-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16819
“Promover o discurso do empreendedor de si”:
sentidos e significados atribuídos pelos professores ao componente curricular Projeto de Vida
Adriege Rodrigues, Regina Alice Rodrigues Araújo Costa, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
01-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16628
O Ensino Médio:
do direito à universalização a impossibilidades das juventudes
Ismael Martins Boeira, Dinora Tereza Zucchetti, Gabriel Grabowski, Gaudêncio Frigotto
01-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16239
O itinerário formativo técnico e profissional da contrarreforma do Ensino Médio nos Institutos Federais:
uma análise do campo normativo
Lucas Barbosa Pelissari, Maria Raquel Caetano
01-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16893
O “novo” Ensino Médio na Amazônia do Baixo Tocantins:
perspectivas de professores de uma escola em tempo integral
Anderson Conceição de Moraes Andrade, João Paulo da Conceição Alves
01-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16886
O novo Ensino Médio no estado do Paraná:
uma análise histórico-dialética acerca da reformulação curricular
Everton Koloche Mendes Barbosa, Marcos Vinicius Francisco
01-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16889
O “novo” Ensino Médio sob a lógica do mercado
Everton Henrique Eleuterio Fargoni, João dos Reis Silva Júnior, William Augusto Vicente, Mayna Zacarias
01-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16485
O novo Ensino Médio no Brasil:
evidências para pensar o problema da segmentação e das desigualdades educacionais
Cássio Silva, Davi Carvalho
01-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16887
Os fundamentos pedagógicos das escolas Firjan SESI para o Ensino Médio
Bruno Gawryszewski, Gisele Andrade
01-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16883
Os sujeitos de tempo integral:
estudo comparativo entre Ensino Médio integrado da rede federal e Ensino Médio de tempo integral gaúcho
Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto, Caroline Simon Bellenzier, Junior Bufon Centenaro
01-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16836
Percursos formativos no contexto da implementação do novo Ensino Médio no Amazonas:
de quem é a escolha?
Juliana Mota de Castro, Rafaela Silva Marinho Caldas, Nádia Maciel Falcão
01-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16503
Projeto de vida no "novo" Ensino Médio no estado do Ceará e a institucionalização da agenda globalmente estruturada para a educação (AGEE)
Vanessa Campos de Lara Jakimiu, João Eudes Alexandre de Sousa Júnior
01-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16910
Protagonismo juvenil e Ensino Médio:
uma nova experiência por meio de uma parceria entre uma escola e uma universidade
Kári Lúcia Forneck, Lucimara Fiorese, Jane Herber, Bianca Goergen, Rosilene Inês König, Willian Henrique Hoppe, Mara Betina Forneck
01-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16902
Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências:
uma análise da BNCC do Ensino Médio numa perspectiva histórico-dialética
Ethyenne Goulart Oliveira, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Elsa Midori Shimazaki
01-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16512
Tensionamentos, disputas e implicações educacionais do novo Ensino Médio nas amazônias
Silvia Cristina Conde Nogueira, Flavia Luenny da Silva Mota, Ruan Lucas de Souza Pereira, Michelle Evangelista dos Santos, Arminda Rachel Botelho Mourão
01-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16899
Traços históricos e culturais da Educação Física e sua relação com a reconfiguração do Ensino Médio
Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
01-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16119
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Qualis Periódicos
Avaliação Qualis Capes - Quadriênio 2017-2020
Qualis A1
Palavras-chave
Artigos mais lidos
Intervenção Urbana: a liminaridade entre arte e espaço público.
467
Choro: Um movimento de transição da música nacional
283
A importância da ontologia e epistemologia na pesquisa qualitativa:
150
Ensino de genética na educação básica:
134
Haitianismo e percepção da Revolução Haitiana na sociedade escravista brasileira do século XIX
130
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual