v. 13 n. 2 (2024): Dossiê novo Ensino Médio

					Visualizar v. 13 n. 2 (2024): Dossiê novo Ensino Médio
Publicado: 15-05-2024

Editorial

Artigos Científicos

  • A Base Nacional Comum Curricular como ferramenta de controle pedagógico

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16507
    Adriel Leandro Mesquita, Silvia Fernanda Cantoia
    01-21
  • A Educação Física no novo Ensino Médio: uma análise do referencial curricular gaúcho e do caderno de linguagens e suas tecnologias

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16483
    Rafaela Gonçalves Bellinazo, Jaqueline de Souza Liberalesso, Phillip Vilanova Ilha
    01-18
  • A Gestão escolar no novo Ensino Médio: os sujeitos e os tempos

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16905
    Ana Maria Alves Saraiva
    01-15
  • A percepção dos professores de Educação Física sobre a política do novo Ensino Médio na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16898
    Otavio Bonjiovanne Lourenço, Rodrigo Gonçalves Duarte, Dirceu Santos Silva
    01-22
  • A política educacional como produto e como produtora de novos mercados: a reforma do Ensino Médio enquanto um modelo exemplar de uma política produzida sob a lógica da governança estatal

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16900
    Camila Grassi Mendes Faria
    01-19
  • A reforma do Ensino Médio e suas aproximações com o BID: conexões no fomento da dualidade

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16641
    Evelyn Freire da Silva, Joana D'Arc Germano Hollerbach
    01-20
  • A Reforma do Ensino Médio no estado da Bahia: uma análise do Documento Curricular Referencial

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16891
    Franciele Brito Barbosa, Elis Cristina Fiamengue
    01-17
  • A reforma do novo Ensino Médio sob a ótica da abordagem do ciclo de políticas

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16820
    Eloisa Rosotti Navarro, Emerson Rolkouski
    01-19
  • A supressão da Educação Física nas matrizes curriculares do novo Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.17037
    Jose Arlen Beltrão , David Romão Teixeira, Celi Nelza Zulke Taffarel
    01-20
  • As mudanças no Ensino Médio na percepção de estudantes de escolas públicas do sul de Minas Gerais

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16494
    Karina Teixeira, Maurício Souza Novais , Ana Carolina Silva, Isabella Carvalho Lopes , Paulo Ricardo da Silva
    01-18
  • BNCC, reforma do Ensino Médio e educação em ciências: o caso das propostas curriculares estaduais das regiões Norte e Centro-Oeste

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16518
    Luísa Gonçalo Dai Prá, Jorge Luiz Pereira de Matos, Rodrigo Diego de Souza
    01-20
  • Caminhos da reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) nos Institutos Federais: 2019 – 2022

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16890
    Alessandro Eziquiel Paixão, Monica Ribeiro da Silva
    01-20
  • Contexto e redes de influência na produção do texto do currículo base do Ensino Médio do território catarinense

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16881
    Filomena Lucia Gossler Rodrigues Silva, Tatiane Aparecida Martini, Alessandra Vidal Dias
    01-18
  • Educação e projeto de sociedade: disputas em torno do Ensino Médio no atual contexto brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16876
    Claudionei Vicente Cassol, Jaqueline Moll
    01-19
  • Negacionismo científico no currículo de Biologia do Novo Ensino Médiodo Estado de Minas Gerais: ideologia, conhecimento e justiça social

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16897
    Sandra Escovedo Selles, Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Bruno Venancio de Oliveira, Maicon Azevedo
    01-22
  • Integração curricular do NEM: desafios do novo Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16374
    Ana Carolina Fernandes Gonçalves
    01-10
  • Lugares do trabalho no currículo de referência de Mato Grosso do Sul para o novo Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16904
    Wesley Fernando de Andrade Hilário, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
    01-22
  • Narrativas discentes sobre a Educação Física no contexto da reforma do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16591
    Murilo Eduardo dos Santos Nazário, Wagner dos Santos, Amarilio Ferreira Neto
    01-18
  • Neoconservadorismo e agenda antigênero em políticas de educação no Brasil: uma análise com foco na BNCC do ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16829
    Carolina Vergara Rodrigues, Fernando Seffner
    01-20
  • Novas arquiteturas curriculares do Ensino Médio: entre o velho descaso e costumeiro faz de conta

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16819
    Edivanda Albarello, Claudionei Vicente Cassol
    01-20
  • “Promover o discurso do empreendedor de si”: sentidos e significados atribuídos pelos professores ao componente curricular Projeto de Vida

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16628
    Adriege Rodrigues, Regina Alice Rodrigues Araújo Costa, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
    01-21
  • O Ensino Médio: do direito à universalização a impossibilidades das juventudes

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16239
    Ismael Martins Boeira, Dinora Tereza Zucchetti, Gabriel Grabowski, Gaudêncio Frigotto
    01-21
  • O itinerário formativo técnico e profissional da contrarreforma do Ensino Médio nos Institutos Federais: uma análise do campo normativo

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16893
    Lucas Barbosa Pelissari, Maria Raquel Caetano
    01-17
  • O “novo” Ensino Médio na Amazônia do Baixo Tocantins: perspectivas de professores de uma escola em tempo integral

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16886
    Anderson Conceição de Moraes Andrade, João Paulo da Conceição Alves
    01-21
  • O novo Ensino Médio no estado do Paraná: uma análise histórico-dialética acerca da reformulação curricular

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16889
    Everton Koloche Mendes Barbosa, Marcos Vinicius Francisco
    01-20
  • O “novo” Ensino Médio sob a lógica do mercado

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16485
    Everton Henrique Eleuterio Fargoni, João dos Reis Silva Júnior, William Augusto Vicente, Mayna Zacarias
    01-17
  • O novo Ensino Médio no Brasil: evidências para pensar o problema da segmentação e das desigualdades educacionais

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16887
    Cássio Silva, Davi Carvalho
    01-20
  • Os fundamentos pedagógicos das escolas Firjan SESI para o Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16883
    Bruno Gawryszewski, Gisele Andrade
    01-19
  • Os sujeitos de tempo integral: estudo comparativo entre Ensino Médio integrado da rede federal e Ensino Médio de tempo integral gaúcho

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16836
    Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto, Caroline Simon Bellenzier, Junior Bufon Centenaro
    01-20
  • Percursos formativos no contexto da implementação do novo Ensino Médio no Amazonas: de quem é a escolha?

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16503
    Juliana Mota de Castro, Rafaela Silva Marinho Caldas, Nádia Maciel Falcão
    01-19
  • Projeto de vida no "novo" Ensino Médio no estado do Ceará e a institucionalização da agenda globalmente estruturada para a educação (AGEE)

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16910
    Vanessa Campos de Lara Jakimiu, João Eudes Alexandre de Sousa Júnior
    01-25
  • Protagonismo juvenil e Ensino Médio: uma nova experiência por meio de uma parceria entre uma escola e uma universidade

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16902
    Kári Lúcia Forneck, Lucimara Fiorese, Jane Herber, Bianca Goergen, Rosilene Inês König, Willian Henrique Hoppe, Mara Betina Forneck
    01-22
  • Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do Ensino Médio numa perspectiva histórico-dialética

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16512
    Ethyenne Goulart Oliveira, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Elsa Midori Shimazaki
    01-21
  • Tensionamentos, disputas e implicações educacionais do novo Ensino Médio nas amazônias

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16899
    Silvia Cristina Conde Nogueira, Flavia Luenny da Silva Mota, Ruan Lucas de Souza Pereira, Michelle Evangelista dos Santos, Arminda Rachel Botelho Mourão
    01-21
  • Traços históricos e culturais da Educação Física e sua relação com a reconfiguração do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16119
    Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
    01-18