A reforma do Ensino Médio e suas aproximações com o BID:

conexões no fomento da dualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16641

Palavras-chave:

Ensino Médio, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Educação profissional, Dualidade Histórica

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a compreensão da Reforma do Ensino Médio, aprovada em 2017, à luz das orientações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para os países da América Latina e Caribe. Para tanto, realizou-se a análise do documento Desconectados, produzido pelo BID, buscando identificar suas aproximações com o conteúdo proposto na Lei n° 13.415/2017. A partir da investigação realizada, identificamos importantes semelhanças entre as orientações do BID para os jovens latino-americanos e as proposições contidas na Lei, principalmente no que se refere ao incentivo do ensino técnico no contexto do Ensino Médio. Concluímos que o “Novo Ensino Médio” aprofunda as desigualdades sociais que historicamente atravessam o Brasil, sendo utilizada como mecanismo de manutenção e reprodução do capital.

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Biografia do Autor

Evelyn Freire da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.  É formada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Educação na mesma instituição. Estuda a área de políticas educacionais e Ensino Médio.

Joana D'Arc Germano Hollerbach, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (1986), Licenciatura em História pela Universidade Vale do Rio Doce (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é professora do magistério superior, Associado I, da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, ensino de história, políticas públicas para a educação básica, Ensino Médio, trabalho e educação.

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

FREIRE DA SILVA, E.; GERMANO HOLLERBACH, J. D. A reforma do Ensino Médio e suas aproximações com o BID:: conexões no fomento da dualidade. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16641. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16641. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos