Ensino de genética na educação básica:

uma revisão sistemática sobre o tema

Autores

  • Priscilla Guimarães Zanella Diniz Fundação Oswaldo Cruz
  • Tania Cremonini de Araujo-Jorge Fundação Oswaldo Cruz
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.17143

Palavras-chave:

ensino de genética, educação básica, recursos visuais e ensino

Resumo

O ensino de genética tem sido objeto de estudos que envolvem aspectos curriculares e didáticos. Apesar da sua importância, atrelada principalmente ao fato de ser uma área interdisciplinar com grande evidência na mídia, a genética é considerada um campo de dificuldade no ensino de ciências e biologia. Ela conta com variadas estratégias para seu ensino, inclusive, a utilização de modelos e outros recursos visuais. Esse trabalho objetivou analisar formas de abordagem didática de genética e sua vinculação com a utilização/presença de recursos visuais propostos para o ensino fundamental e médio, através de uma revisão sistemática na literatura especializada. Foi utilizado como critério a busca pelas palavras-chave “ensino de genética” e “educação básica” e o marco temporal de 2019. A investigação envolveu a análise de trabalhos publicados em revistas de pesquisa em ensino de ciências. As análises mostraram que o ensino de genética tem sua relevância principalmente ligada ao fato de ser uma área interdisciplinar da Biologia e com frequente divulgação pela mídia. Mostraram ainda que nas abordagens propostas predominam a utilização de estratégias que utilizam recursos visuais, devido ao fato da genética ser composta de muitos conceitos abstratos e estudo de estruturas microscópicas. Além disso, recursos para contextualização e abordagem CTS também fora, utilizados. O estudo sugere que, apesar de um extenso número de materiais, mais pesquisas podem ser realizadas, principalmente no âmbito do ensino fundamental, visando o aprimoramento da prática docente e a aprendizagem deste conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGYEI, Charles Amoah. Effect of Context-Based and Conventional Teaching Approaches on Students’ Achievement in Genetics. British Journal of Education, 2022. V.10, nº 11. p. 121-139.

ALVES, T.C.R.; COSTA, M.F.; SOUSA, C.C. Tabuleiro de genes: uma ferramenta pedagógica para o ensino de biologia. Revista Prática Docente, 2020. v. 5, n. 2, p. 1093-1110.

ARAUJO, G.L. O ensino de conceitos básicos da Genética: uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília. 2022.

BELMIRO, M.S.; BARROS, M.D.M. Ensino de genética no ensino médio: uma análise estatística das concepções prévias de estudantes pré-universitários. Revista Praxis, 2017. v. 9, n. 17, p. 95-102.

BERNARDO, V.S.; TORRES, F.F.; SILVA, A.E. O uso do jogo “gene a gene” como modelo didático no ensino de genética. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 2023. V.13. n.1.

BRANCO, P.V.C.; CASTRO, M.S.; e SILVA, V.L.M. O desafio de ensinar e aprender genética em uma escola pública de ensino fundamental. Pesquisa em Foco, 2019. São Luís, vol. 24, n. 1, p. 121-141.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, p.19-122, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC. 2018.

BRITO, K.M.; SILVA, J.M.N.; ALVARENGA, E.M. Abordagem sobre aprendizagem significativa: práticas pedagógicas no ensino de genética para alunos do ensino médio. Revista de Educación en Biología, 2021. Vol. 24, n 1, 02.

BYUKUSENGE, Céline; NSANGANWIMANA, Florien; TARMO, Albert Paulo. Effectiveness of Virtual Laboratories in Teaching and Learning Biology: a review of literature. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, 2022. V. 21, nº 6, p. 1-17.

CAMARGO,S.S.; INFANTE-MALACHIAS, M.E. A genética humana no Ensino Médio. Genética na Escola, 2007. v.2n.1.

CARNEIRO, L.F.P.; ROTTA, J,C.G.; KLATAU-GUIMARAES, M.N. Mendel quadro a quadro: histórias em quadrinhos para o ensino de história da genética mendeliana. Genética na Escola, 2020. Vol. 15. Nº 2.

CASAGRANDE, G. L. A genética humana no livro didático de biologia. Orientador: Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - UFSC, Florianópolis.

CAVALCANTI, C.A.G.; LANDELL, M.F. O lúdico no ensino de genética molecular: uma abordagem que estimula os estudantes e favorece a aprendizagem. Revista Internacional Educon., 2021.Vol. 2; n 1.

COLA, M. O.; SOUZA, A. E. M. Diferentes abordagens metodológicas no ensino de genética para a educação básica. Revista Funec Científica, 2020. 9(11), 1–20.

DONOVAN, Brian M. Ending genetic essentialism through genetics education. Human Genetics and Genomic Advances, 2022. V.3, nº 1, p. 1-13.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. 2002.

FORMIGA, D. O.; SCHUNEMANN, H. E. S.; SOUZA, L. S.; BROSEGUINI, M. A utilização de tecnologias da informação e comunicação como recurso didático no ensino de história. Acta Científica, 2017. v. 26, n. 1, p. 35-46.

FREITAS, J.L.A.; SEPEL,L .M.N. Filho de peixe, peixinho (não) é? O ensino crítico de genética e evolução no enfrentamento de racismo científico. Revista Multidisciplinar Humanidades e Tecnologias, 2023. V. 42, Minas Gerais.

FRISON, M.D.; VIANNA, J.; CHAVES, J.M.; BERNADI, F.N. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. VII Enpec. Florianópolis. 2009.

GASPARIN, J.L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados. 2002.

HERMANN, F. B.; ARAÚJO, M. C. P. Os jogos didáticos no ensino de genética como estratégias partilhadas nos artigos Da Revista Genética Na Escola. In: VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia - EREBIO-SUL. 2013.

JUSTINA, L. A. D., & RIPPEL, J. L. Ensino de Genética: representações da ciência da hereditariedade no nível médio. In IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2003.

KIM, Youngshin; LEE, Yun-hye; LEE, Hyonyong; LIM, Soo-min. Alignment of concepts of meiosis among curriculum textbooks, classroom teaching and assessment in upper secondary school in Republic of Korea. Jounal of Baltic Science Education, 2022. V.21, nº 2, p. 232-244.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª Ed., São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 197p. 2004.

KRASILCHICK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU. 2005.

LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública. Edições Loyola. 2001.

LOPES, C.L.S.; MARTINS, I.S.; BORGES, R.S.; SENA, S.O.; SILVA, B.L.; MENDONÇA, A.S. Biologia Forense como estratégia metodológica para o ensino de Genética. Brazilian Journal of Development, 2020. v.6, n.11, Brasília.

LOVATO, F.L.; LORETO, E.L.S.; SEPEL, L.M.N. Investigação criminal como contexto gerador para a aprendizagem de genética. Revista de Educação, ciências e matemática. 2022. V.12, n.1.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica: métodos científicos, técnicas de pesquisa, elaboração de referências bibliográficas. 9ªed. Atual. São Paulo, SP: Atlas. 2021.

MATTA, L.D.M.; SANTOS, I.R.; MENDONÇA, S.C.S.; CARVALHO, D.V.M.; SILVEIRA, AP.M.; SILVA, R.P. Ensino e aprendizagem de biomoléculas no ensino médio: extração de DNA e estímulo à experimentação. Revista de Ensino de Biologia,2020. vol. 13, n.1.

MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Tradução: Ivo Martinazzo. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 1998.

MENDES, A.C.O.; OLIVEIRA, M.F.A. Concepções discentes sobre genética e DNA à luz da tematização de Fontoura. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2022. Mossoró, v. 8, n. 26.

MIRZOEVA, M.A. Teaching Genetics: Past, Present and Future. Best Journal of Innovation in Science, Research and Development, 2023. V. 2, nº 10, p.246-251.

MONTALVÃO NETO, A.L. Discursos de genética em livro didático: implicações para o ensino de biologia. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2016.

MORAES, C.S. A genética no ensino de biologia: sua história, importância, desafios e adaptações metodológicas em consonância com a revolução digital. Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Federal de São Carlos, SP. 2023.

MOURA, J; DEUS, M. S. M; GONÇALVES, N. M. N; PERON, A. P. Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, 2013. Londrina, v. 34, n. 2, p. 167-174.

MUNAKATA, K. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, 2012. Campinas-SP, v. 12, n. 3 (30), p. 179-197.

NASCIMENTO, T.G; ALVETTI, M.A.S. Temas científicos contemporâneos no ensino de biologia e física. Ciência & Ensino, 2006. Campinas, vol. 1, n. 1, dez., pp. 29-39.

NETO, A.L.M. Dualidades no ensino de genética: que lugar ocupam os discursos sociocientíficos em uma coleção didática de biologia? Revista Ciências e Ideias, 2021. Vol.12.n.4.

NEVES, S.D.C. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Palmas, Tocantins, Brasil. 2012.

OLIVEIRA, N. M.; DIAS JÚNIOR, W. O uso do vídeo como ferramenta de ensino aplicada em Biologia Celular. Enciclopédia Biosfera: Centro Cientifico Conhecer, 2012. v. 8, n. 14, p. 1788.

ORLANDO, T. C.; LIMA, A. R.; SILVA, A. M.; FUZISSAKI, C. N.; RAMOS, C. L.; MACHADO, D.; FERNANDES, F. F.; LORENZI, J. C. C.; LIMA, M. A.; GARDIM, S.; BARBOSA, V. C.; TRÉZ, T. A. Planejamento. Montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, 2009. n.1.

PAIVA, A.L.B.; MARTINS, C.M.C. Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética. Ensaio, 2005. v. 7, n. 3, p. 182-201.

PALHARES, M.C. História em quadrinhos: uma ferramenta pedagógica para o ensino de história. Dia a Dia Educação-Governo do Paraná, 2008. p.1-20.

PAULA, V.S.de; FERREIRA, D.C. Jogos pedagógicos como ferramenta para elucidar as propriedades básicas da molécula de DNA. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 2023. Cuiabá/MT, v. 11, n.1.

PAVEZI, J; CARVALHO, M. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Cadernos PDE, 2014. v. 1.

QUARESMA, S; TORRES, P.F.; COSTA, F.J.; ROSSE, I. Análise do conteúdo da epigenética abordado nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2022. Vol. 22.

REZENDE, L.P.; GOMES, S.C.S. Uso de modelos didáticos no Ensino de Genética: estratégias metodológicas para o aprendizado. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 2018, v. 8, n. 2.

REZINENTTI, P.M.; BARROSO, M.F.; RUBINI, G. O que podemos dizer sobre a aprendizagem de conceitos de genética a partir das questões do Enem? XI Reunião da ABAVE, 28 e 29 de Setembro de 2021, Campinas-SP.

RISTANTO, R. H.; KRISTIANI, E.; LISANTI, E. Flipped Classroom-Digital Game-Based Leraning (FC-DGBL): enhancing genetics conceptual understanding of students in Bilingual Programme. Journal of Turkish Science Education, 2022. V. 19, Nº 1, p. 332-352.

ROCHA, L.S. Estratégias Metodológicas para Ensinar Genética no Ensino Médio. Monografia de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira. 2013.

ROCHA, J.A.P.; SILVA, J.V.N; SOARES, L.C.; ANGELO, E.A. (2021). Jogo Geneticsy e a identificação genética de pessoas: eu também posso ser um CSI. Revista Eletrônica Ludus Scientiae. V.5; n.1.

SANTANA, J.I.; CARVALHO, M.E.O.; SANTANA, J.M.; GARCIA, A.C.L. Sequência didática para o ensino de genética: utilização de histórias em quadrinhos contextualizadas sobre o sistema ABO e o fator Rh. Research, Society and Development, 2021, v. 10, n. 16

SANTOS, L.C.G.A.; DORO, C.B.; COSTA, F.J. Concepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de genética: a necessidade de repensar os processos de ensino e aprendizagem. Revista Interdisciplinar Sulear, 2020, ano 4; n.8.

SANTOS, F.S.; FERRAZ, D.F.; KLEIN, A.I.; FRANCISCO, A.C. MIQUELIN, A.F. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2020. Vol. 19, Nº 2, 359-383.

SAVI, R.; ULBRICHT, V.R. Jogos Digitais Educacionais: Benefícios E Desafios. Renote, 2008, v. 6, n. 1.

SILVA, C.C.; KALHIL, J.B. A aprendizagem de genética à luz da Teoria Fundamentada: um ensaio preliminar. Ciência & Educação, 2017, v. 21, n. 1, p. 125-140.

SILVA C.P.; OLIVEIRA, T.C.S.; ANDRADE, T.E.G.; REIS, T.T.D.M.; PEREIRA, C.S.; VALENTE, S.E.S. O ensino de genética em escolas no nordeste brasileiro: uma análise docente. Ensino, Saúde e Ambiente, 2019, v.12(1), p.217.

SILVA, C.C.; CABRAL, H.M.M.; CASTRO, P.M. Investigando os obstáculos da aprendizagem de genética básica em alunos do ensino médio. ETD - Educação Temática Digital, 2019, 21(3), 718-737, 2019.

SILVA, B.R.; SILVA, T.R. Genética no ensino fundamental: representações didáticas na aprendizagem do Mendelismo. Experiências no Ensino de Ciências, 2020. V.15; n. 1.

SILVA, A.G.T.; ISOTANI, S.; JUNIOR, J.J.S. Genética no ensino médio: as mídias digitais e a compreensão de conteúdos abstratos. Anais dos trabalhos de conclusão de curso. Pós-graduação em computação aplicada à educação. Universidade de São Paulo. 2022.

SILVA, K.P.O.; CERQUEIRA, L.L.M; MOREIRA, L.M. A Educação do Campo e o ensino de genética: uma possibilidade didática investigativa. Revista Brasileira de Educação do Campo, 2021. V.6. Tocantinópolis/Brasil.

SILVA, J.S.; OLIVEIRA, N.C.R.; SOUSA, F.S.; NETO, C.Q.S.; SARAIVA, E.S.; BRITO, M.V.; SÁ, G.H. Modelos didáticos de DNA no ensino de genética: experiência com estudantes do ensino médio de uma escola pública do Piauí. Research, Society and Development, 2021, v. 10, n. 2.

SILVA, H.M. Divisão celular: modelização em Genética e Biologia Molecular. Research, Society and Development, 2022, v. 11, n. 1.

SILVA, M.J.C.; COSTA, M.F.; SANTOS, M.F. Modelos didáticos do DNA como estratégia para o ensino de genética em uma escola do campo. Revista Prática Docente. 2023. V.8; n.1.

SOUSA, F.B.; VASCONCELOS, R.A.; JUNIOR, J.M.S.; CASTRO, M.G.N.; COUTINHO, T.J.D. Heredogame: Jogo Didático para o Ensino de Genética. Revista de Bioquímica. 2022, V.20; n.1.

TELES, V.S.; SOUZA, J.S; DIAS, E.S. O lúdico no ensino de genética: proposição e aplicação de jogo didático como estratégia para o ensino da 1ª lei de Mendel. Revista Insignare Scientia. 2020. V.3.n.2.

TEMP, D. S; BARTHOLOMEI-SANTOS M. L. Genética e suas aplicações: identificando o conhecimento presente entre concluintes do ensino médio. Ciência e Natura, 2014. v. 36, n. 2, p. 358 – 372.

TEMP, D.S.; e BARTHOLOMEI- SANTOS, M.L. O ensino de genética: a visão de professores de Biologia. Revista Cient. Schola, 2018, v.2, n.1, p.83-95.

TOSTA, E.M.; GONTIJO. A.B.P.L.; CORTE, V.B. Extração e observação de molécula de DNA - Ferramenta para auxiliar no ensino de Biologia. Health and Biosciences, 2020, v.1, n.3.

VESTENA, R.F.; SEPEL, L.M.N.; LORETO, E.L.S. Construção do heredograma da própria família: Uma proposta interdisciplinar e contextualizada para o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2015, v. 14, n. 1, p. 1-16.

VILELA, M.R.A. A produção de atividades experimentais em genética no Ensino Médio. 2007. Monografia de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2007.

WAINSTEIN, T. ELLIOTT, A.M.; AUSTIN, J.C. Considerations for the use of qualitative methodologies in genetic counseling research. Journal of Genetic Counseling, 2023, 32, p. 300-314.

WELTER, M.; RETUCI, V.S.; SOARES, I.A. Concepção dos professores de biologia das escolas estaduais do município de Planalto-PR, quanto a utilização de modelos didáticos para o ensino de genética. Revista Faz Ciência, 2019, vol.21; n.33.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

GUIMARÃES ZANELLA DINIZ, P.; CREMONINI DE ARAUJO-JORGE, T.; DINIZ MONTEIRO DE BARROS, M. Ensino de genética na educação básica:: uma revisão sistemática sobre o tema. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–21, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.17143. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17143. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos