Intervenção Urbana: a liminaridade entre arte e espaço público.

Autores

  • João Victor Faria Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COLÉGIO DE APLICAÇÃO - COLUNI
  • Daniellle Rodrigues Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COLÉGIO DE APLICAÇÃO - COLUNI

Palavras-chave:

Intervenção urbana, Espaço, Liminaridade.

Resumo

Intervenção Urbana é uma manifestação artística que ocorre nos espaços urbanos, mas não em galerias e museus, e sim em lugares como praças, ruas, avenidas, etc. As intervenções urbanas constituem uma ramificação da arte contemporânea, podendo ser um espaço de ressignificação e transformação da cidade. Ao se retirar a arte de espaços particulares e/ou fechados e levá-la para o espaço público e urbano, cria-se um espaço de transição, que aqui será caracterizado como espaço liminar. O espaço liminar, de acordo com Victor Turner (2005), seria um entre-lugar, o limite entre dois estados diferentes de existência, a viabilização de um processo transitório, com possibilidade de novas inquietações. Esse trabalho é resultado de uma pesquisa teórico/prática, feita a partir de uma instalação artística criada no centro de Viçosa/MG e visou investigar se é possível a transformação do cotidiano de quem experiência uma intervenção urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Editora Martins. 2005.

FONSECA, Maria da Penha. Instalações Artísticas e suas contribuições para um Processo Educativo em Arte. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2007. 165 f.

SILVA, Luciana Bosco. Instalação: espaço e tempo. 2011. 240 f. Tese. Doutorado - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

TURNER, Victor. “Betwixt and between: o período liminar nos ritos de passagem ‟ . In: Floresta de símbolos. Niterói: EdUFF, 2005. p. 137-158.

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

ROCHA, J. V. F.; MORAES, D. R. Intervenção Urbana: a liminaridade entre arte e espaço público. REVISTA PONTO DE VISTA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 109-119, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9215. Acesso em: 2 dez. 2020.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica