A supressão da Educação Física nas matrizes curriculares do novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.17037

Palavras-chave:

Novo ensino médio (NEM), Educação Física Escolar, Currículo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo mapear a presença/ausência da Educação Física nas matrizes curriculares dos estados e do Distrito Federal e apresentar reflexões em torno das suas implicações pedagógicas. Consistiu numa investigação de natureza bibliográfica e documental, referenciada no materialismo histórico-dialético. As 27 matrizes curriculares do novo ensino médio dos estados e do Distrito Federal foram analisadas. Constatou-se que houve significativa redução na carga horária destinada a esse componente curricular. No novo ensino médio a carga horária total média é de 108 horas, no anterior eram 182 horas, resultado que reflete a supressão promovida na maioria das redes. Em relação à soma do número de aulas semanais, a maior parte dos estados destinaram 4 horas (8 redes) e 3 horas (8 redes). O estado de Goiás estabeleceu uma única aula para esse componente, representando a rede com o menor número. É possível afirmar que a supressão do tempo pedagógico para as aulas de Educação Física resulta em diversas implicações de ordem pedagógica e laboral. Com a reduzida carga horária, não há possibilidades concretas para se abordar a diversidade de atividades da cultura corporal e promover o aprofundamento da sistematização desse conhecimento. Por fim, compreende-se que o novo ensino médio representa um retrocesso para a educação das camadas populares, o que justifica a sua revogação.

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Biografia do Autor

Jose Arlen Beltrão , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física (GEPEFE)

David Romão Teixeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física (GEPEFE).

Celi Nelza Zulke Taffarel , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pós-doutora em Educação Física pela Universidade de Oldenburg - Alemanha; Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL-UFBA). Pesquisadora bolsista de produtividade do CNPq.

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

BELTRÃO , J. A.; TEIXEIRA, D. R.; TAFFAREL , C. . N. Z. A supressão da Educação Física nas matrizes curriculares do novo Ensino Médio. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.17037. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17037. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos