Educação e projeto de sociedade:

disputas em torno do Ensino Médio no atual contexto brasileiro

Autores

  • Claudionei Vicente Cassol URI - FW
  • Jaqueline Moll UFRGS; URI

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16876

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Pública, Formação Integral, Ciência

Resumo

Pensar o ensino médio no atual contexto socioeconômico e cultural brasileiro a partir de bases epistêmicas sustentadas por Dermeval Savani, Edgar Morin, Pedro Demo, entre outros pensadores, e a partir de estatísticas, com intencionalidade propositiva, são objetivos da presente reflexão. O texto desenvolve esforço no sentido de compreender a situação das juventudes em idade para frequentar o ensino médio e tece algumas articulações na perspectiva do compromisso do Estado com a formação integral tanto de estudantes quanto da docência. Sugere a relação entre o projeto de educação e o projeto de sociedade apontando para a necessidade de que os processos educativos para o ensino médio cuidem, pela ação do Estado republicano, democrático, de direito para todos e todas, para desenvolver uma educação de formação integral. Sugere que a educação integral tenha acento científico e humanista e valorize as experiências de estudantes trabalhadores. O compromisso do Estado, no ensino médio, deve incorporar o acesso amplo, o desenvolvimento de condições de permanência e aprendizado das juventudes. A formação integral de caráter humanista e científico construída em bases dialógicas e solidárias são condições de aprendizado desde a escola, na perspectiva de assegurar a incorporação de valores que possam sustentar a república, a democracia, a equidade, a justiça social, a equidade, a ciência e a educação pública para todos e todas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudionei Vicente Cassol, URI - FW

Doutor em Educação nas Ciências (2018 – PPGEC, Unijuí, Bolsa PROSUC/CAPES). Professor na URI – Frederico Westphalen-RS e CEEDO – Cerro Grande-RS. Integrante do Grupo Biosofia (Pesquisa e Estudos em Filosofia), URI-Frederico Westphalen-RS.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7837-887X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/6978565796991115.

Jaqueline Moll, UFRGS; URI

Professora da Faculdade de Educação da UFRGS e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Pesquisa na área de políticas públicas e práticas pedagógicas. 

Referências

ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. (Orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p.09-23.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

CÁSSIO, F.; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 287-295, mai./ago. 2022. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 02 set. 2023.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DEMO, P. ; SILVA, R. A.; MINAYO, M. C. S. Resultados do IDEB-2019 sugerem avanço no Ensino Médio. In.: Revista Educar Mais. Ano 2021, Volume 5, Nº 5, p. 990 a 1002. Disponível no endereço: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2582/1854, Acesso em: 02 set. 2023.

DEMO, P. Mito do aumento de aula. In.: Revista Desafios do Desenvolvimento. IPEA, Ano 8, Edição 69, de 21 nov. 2011.

DEMO, P. Qualidade da educação – tentativa de definir conceitos e critérios de avaliação. Disponível no endereço: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1187/1187.pdf. Acesso em: 02 set. 2023.

FONSECA, F. C. P. O consenso forjado: a grande imprensa e a formação da agenda ultraliberal no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2005.

GIROUX, H. Capitalismo gangster e a política da educação fascista. Disponível no endereço: http://www.smirkingchimp.com/thread/henry-giroux/106477/gangster-capitalism-and-the-politics-of-fascist-education. Acesso em 10 jun. 2023.

IBGE. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Disponível no endereço: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-impre

nsa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: ago. 2020.

JACOMINI, M. Novo Ensino Médio na prática: a implementação da reforma na maior rede de ensino básico do país. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 269-283, mai./ago. 2022. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 02 set. 2023.

MOLL, J; GARCIA, S. R. O. Ensino Médio para todos no Brasil: que Ensino Médio. In. MOLL, .; GARCIA, S. R. O. (orgs). Ensino Médio para todos no Brasil: que ensino médio? Porto Alegre: Cirkula, 2020, p. 17-42.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18. ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

NÓVOA, A. Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador : SEC/IAT, 2022.

PISTRAK, M. M. (Org). A escola-comuna. São Paulo : Expressão Popular, 2009.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo : Brasiliense, 1981.

SARAIVA, M.; CHAGAS, Â.; LUCE, M. B. Não está calado quem peleia: debate sobre o ensino médio no Rio Grande do Sul. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 421-442, mai./ago. 2022. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 02 set. 2023.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SEMESP. Mapa do ensino superior no Brasil. 13.ed. Disponível no endereço: https://www.semesp.org.br/mapa/. Acesso em: ago. 2023.

UNICEF. Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes. Unicef/Ipec, 2022. Disponível no endereço:https://www.unicef.org/brazil/media/20186/file/educacao-em-2022_a-voz-de-adolescentes

.pdf. Acesso em: 02 set. 2023.

Downloads

Publicado

15-05-2024

Como Citar

CASSOL, C. V.; MOLL, J. Educação e projeto de sociedade:: disputas em torno do Ensino Médio no atual contexto brasileiro. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–19, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16876. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16876. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos