Educação e projeto de sociedade:

disputas em torno do Ensino Médio no atual contexto brasileiro

Autores

  • Claudionei Vicente Cassol URI - FW
  • Jaqueline Moll UFRGS; URI

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16876

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Pública, Formação Integral, Ciência

Resumo

Pensar o ensino médio no atual contexto socioeconômico e cultural brasileiro a partir de bases epistêmicas sustentadas por Dermeval Savani, Edgar Morin, Pedro Demo, entre outros pensadores, e a partir de estatísticas, com intencionalidade propositiva, são objetivos da presente reflexão. O texto desenvolve esforço no sentido de compreender a situação das juventudes em idade para frequentar o ensino médio e tece algumas articulações na perspectiva do compromisso do Estado com a formação integral tanto de estudantes quanto da docência. Sugere a relação entre o projeto de educação e o projeto de sociedade apontando para a necessidade de que os processos educativos para o ensino médio cuidem, pela ação do Estado republicano, democrático, de direito para todos e todas, para desenvolver uma educação de formação integral. Sugere que a educação integral tenha acento científico e humanista e valorize as experiências de estudantes trabalhadores. O compromisso do Estado, no ensino médio, deve incorporar o acesso amplo, o desenvolvimento de condições de permanência e aprendizado das juventudes. A formação integral de caráter humanista e científico construída em bases dialógicas e solidárias são condições de aprendizado desde a escola, na perspectiva de assegurar a incorporação de valores que possam sustentar a república, a democracia, a equidade, a justiça social, a equidade, a ciência e a educação pública para todos e todas.

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Biografia do Autor

Claudionei Vicente Cassol, URI - FW

Doutor em Educação nas Ciências (2018 – PPGEC, Unijuí, Bolsa PROSUC/CAPES). Professor na URI – Frederico Westphalen-RS e CEEDO – Cerro Grande-RS. Integrante do Grupo Biosofia (Pesquisa e Estudos em Filosofia), URI-Frederico Westphalen-RS.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7837-887X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/6978565796991115.

Jaqueline Moll, UFRGS; URI

Professora da Faculdade de Educação da UFRGS e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Pesquisa na área de políticas públicas e práticas pedagógicas. 

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

CASSOL, C. V.; MOLL, J. Educação e projeto de sociedade:: disputas em torno do Ensino Médio no atual contexto brasileiro. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–19, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16876. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16876. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos