Metodologias ativas como proposta para a qualificação da educação especial com formação integral

Autores

  • Sandra Rosa de Pinho URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Claudionei Vicente Cassol URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0001-7837-887X

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17824

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Educação inclusiva, Políticas públicas, BNCC, DRCMT

Resumo

As metodologias ativas e a formação integral são estudadas como possibilidades na formulação das políticas públicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação inclusiva. Os/As estudantes da educação especial são aqueles e aquelas com altas habilidades, condutas típicas, deficiência física motora, visual, auditiva, mental. A problematização central pergunta sobre aplicações e resultados possíveis, considerando as metodologias ativas. O objetivo geral busca estudar a política pública expressa na BNCC para a educação inclusiva e as potencialidades das metodologias ativas para a qualificação e desenvolvimento da formação integral de estudantes nessa modalidade de ensino. Objetiva, também, analisar a educação inclusiva a partir da BNCC e do DRCMT. O estudo intenciona contribuir na compreensão das metodologias ativas como auxiliares na formação integral na perspectiva da educação inclusiva, alinhadas com as políticas públicas para a educação inclusiva. A metodologia segue abordagem qualitativa, com desenho descritivo e analítico a partir do marco teórico de Bacich e Moran (2018); Diniz (2022); Mantoan (2003) e Moll (2008). Os resultados mostram que a educação inclusiva envolve desafios e complexidades, devido às necessárias adaptações e imprevisibilidades, o que exige dos sistemas, das gestões e das docências, capacidade de (re)planejamento imediato e eficaz no processo de ensino e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Sandra Rosa de Pinho, URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação pelo PPGEDU-URI, Campus de Frederico Westphalen-RS (2023). Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Professora na E.M. Jorge Eduardo Raposo De Medeiros e na E.E. Bonifácio Sachetti, em Itiquira-MT. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6938-6309. E-mail: sandrarosadepinho@yahoo.com.br.   

Claudionei Vicente Cassol, URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutor em Educação nas Ciências – PPGEC – Unijuí (Bolsa PROSUC/CAPES). Professor na URI – Frederico Westphalen-RS e no CEEDO – Cerro Grande-RS. Integrante do Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), URI-Frederico Westphalen, Integrante do NEPPES (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior), Integrante da RICET (Rede Internacional de Cidades que Educam e Transformam) e integrante da Redyala (Rede Latino Americana de Diálogos decoloniais e interculturais). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6978565796991115. E-mail: cassol@uri.edu.br.

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

DE PINHO, S. R.; CASSOL, C. V. Metodologias ativas como proposta para a qualificação da educação especial com formação integral. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.17824. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17824. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos