Metodologias ativas como proposta para a qualificação da educação especial com formação integral
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.17824Palavras-chave:
Metodologias ativas, Educação inclusiva, Políticas públicas, BNCC, DRCMTResumo
As metodologias ativas e a formação integral são estudadas como possibilidades na formulação das políticas públicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação inclusiva. Os/As estudantes da educação especial são aqueles e aquelas com altas habilidades, condutas típicas, deficiência física motora, visual, auditiva, mental. A problematização central pergunta sobre aplicações e resultados possíveis, considerando as metodologias ativas. O objetivo geral busca estudar a política pública expressa na BNCC para a educação inclusiva e as potencialidades das metodologias ativas para a qualificação e desenvolvimento da formação integral de estudantes nessa modalidade de ensino. Objetiva, também, analisar a educação inclusiva a partir da BNCC e do DRCMT. O estudo intenciona contribuir na compreensão das metodologias ativas como auxiliares na formação integral na perspectiva da educação inclusiva, alinhadas com as políticas públicas para a educação inclusiva. A metodologia segue abordagem qualitativa, com desenho descritivo e analítico a partir do marco teórico de Bacich e Moran (2018); Diniz (2022); Mantoan (2003) e Moll (2008). Os resultados mostram que a educação inclusiva envolve desafios e complexidades, devido às necessárias adaptações e imprevisibilidades, o que exige dos sistemas, das gestões e das docências, capacidade de (re)planejamento imediato e eficaz no processo de ensino e de aprendizagem.
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