A Reforma do Ensino Médio no estado da Bahia:

uma análise do Documento Curricular Referencial

Autores

  • Franciele Brito Barbosa Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Elis Cristina Fiamengue Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) https://orcid.org/0000-0002-9292-6737

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16891

Palavras-chave:

DCRB, Novo Ensino Médio, Políticas Educacionais

Resumo

A mais recente reformulação do ensino médio, lei federal nº 13.415/2017, junto com a Base Nacional Comum Curricular, propõem uma mudança estrutural no currículo desta etapa da educação básica. Trata-se de uma reforma em curso no país e coube a cada Estado definir o seu processo de implantação nas escolas. Deste modo, este artigo busca analisar a Reforma do Ensino Médio no Estado da Bahia. Para tanto, recorre à pesquisa qualitativa, de estudo bibliográfico e de documentos. Após análise, cabe destacar a presença do setor empresarial na elaboração do documento curricular baiano, o que se configura pelo desmonte das políticas educacionais e pela desvalorização da formação crítica das/os estudantes.

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Biografia do Autor

Elis Cristina Fiamengue, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, no Departamento de Ciências da Educação (DCIE/UESC). Professora no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UESC).

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

BRITO BARBOSA, F.; CRISTINA FIAMENGUE, E. A Reforma do Ensino Médio no estado da Bahia:: uma análise do Documento Curricular Referencial. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16891. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16891. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos