A Reforma do Ensino Médio no estado da Bahia:

uma análise do Documento Curricular Referencial

Autores

  • Franciele Brito Barbosa Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Elis Cristina Fiamengue Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) https://orcid.org/0000-0002-9292-6737

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16891

Palavras-chave:

DCRB, Novo Ensino Médio, Políticas Educacionais

Resumo

A mais recente reformulação do ensino médio, lei federal nº 13.415/2017, junto com a Base Nacional Comum Curricular, propõem uma mudança estrutural no currículo desta etapa da educação básica. Trata-se de uma reforma em curso no país e coube a cada Estado definir o seu processo de implantação nas escolas. Deste modo, este artigo busca analisar a Reforma do Ensino Médio no Estado da Bahia. Para tanto, recorre à pesquisa qualitativa, de estudo bibliográfico e de documentos. Após análise, cabe destacar a presença do setor empresarial na elaboração do documento curricular baiano, o que se configura pelo desmonte das políticas educacionais e pela desvalorização da formação crítica das/os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Cristina Fiamengue, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, no Departamento de Ciências da Educação (DCIE/UESC). Professora no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UESC).

Referências

BAHIA. Documento Curricular Referencial da Bahia para o Ensino Médio. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022.

BATISTA, S. S. S. et al. Profissionalização e a reforma do ensino médio: dispositivos institucionais na política pública paulista. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 483-503, 2022.

BEZERRA, V. O.; BRITO, S. H. A. Ensino Médio em Disputa: correlação de forças na conjuntura do Projeto de Lei Nº 6.840/2013 e da Medida Provisória Nº 746/2016. Currículo sem Fronteiras, v. 22, 2022.

BRANCO, E. P. et al. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em Educação, v. 11, n. 25, p. 155-171, 2019.

BRANCO, E. P. et al. Uma visão crítica sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular em consonância com a reforma do ensino médio. Debates em Educação, v. 10, n. 21, p. 47-70, 2018.

BRASIL. Exposição de Motivos. EM n.º 00084/2016/MEC. Brasília, 15 set. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/exm/exm-mp-746-16.pdf. Acesso em 13 out. 2023.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília,DF: Diário Oficial da União, 17 fev. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 13 out. 2023.

BRASIL. Resumo técnico do Estado da Bahia: censo escolar da educação básica, 2021. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2022.

DRAGO, C. C.; MOURA, D. H. Implantação do Novo ensino médio no Amapá. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 357-376, 2022.

FERREIRA, E. B.; CYPRIANO, A. M. C. O Novo ensino médio no Espírito Santo: os desafios de diretores/as escolares. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 443-461, 2022.

HÖFLING, E. M. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação & Sociedade, v. 21, p. 159-170, 2000.

JUNIOR, G.; BENTO, B. F. S.; RIBEIRO, U. F. C. Uma timeline do Exame Nacional do Ensino Médio: um olhar sobre a influência do ENEM na educação pública. Revista Café com Sociologia, v. 12, p. 1-22, 2023.

KOEPSEL, E. C. N.; GARCIA, S. R. O; CZERNISZ, E. C. S. A tríade da reforma do ensino médio brasileiro: Lei nº 13.415/2017, BNCC e DCNEM. Educação em Revista, v. 36, 2020.

LIMA, M. C. S.; GOMES, D. J. L. Novo ensino médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 315-336, 2022.

MONTEIRO, S. C. Estratégias da privatização da educação básica na rede estadual da Bahia (2005-2018). In: VENCO, S.; BERTAGNA, R. H.; GARCIA, T. (org.). Currículo, gestão e oferta da educação básica brasileira: incidência de atores privados nos sistemas estaduais das regiões Nordeste e Sudeste (2005-2018), São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 84-111.

MORAES, A. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, v. 31, p. 359-382, 2011.

MOTTA, V.; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio: medida provisória nº 746/2016. (Lei nº 13.415/2017). Educação e Sociedade, v. 38, n. 139, p. 355-372, 2017.

NOSELLA, P. Ensino Médio: em busca do princípio pedagógico. Educação e Sociedade, v. 32, n. 117, p. 1051-1066, 2011.

NOSELLA, P. Ensino Médio: unitário ou multiforme? Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, p. 121-142, 2015.

OLIVEIRA, B. K. A.; OLIVEIRA, M. B. Trazendo o contexto para o centro da análise sobre a atuação das políticas: um estudo acerca da reforma do ensino médio e da BNCC em escolas do Ceará. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1128-1147, 2021.

PERBONI, F., LOPES, M. L. M. F. Reforma do ensino médio no Mato Grosso do Sul. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 377-397, 2022.

PEREIRA, N. S.; CIAVATTA, M.; GAWRYSZEWSKI, B. O processo da reforma do ensino médio no Rio de Janeiro. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 463-481, 2022.

PINHEIRO, B. C. S.; EVANGELISTA, N. A. M.; MORADILLO, E. F. A reforma do “novo ensino médio”: uma interpretação para o ensino de ciências com base na pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, v. 12, n. 26, p. 242-260, 2020.

PINTO, S. N. S.; MELO, S. D. G. Mudanças nas Políticas Curriculares do ensino médio no Brasil: Repercussões da BNCCEM no Currículo Mineiro. Educação em Revista, v. 37, 2021

QUEIROZ, L. M. S.; AZEVEDO, A. A. Parcerias público-privadas: ressignificações docentes em uma escola no Rio Grande do Norte. In: Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 295-313, 2022.

RAMOS, M. N. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educação e sociedade, v. 23, n. 80, p. 401-422, 2002.

SANTOS, J. M. C. T.; OLIVEIRA, M. B.; SILVA, M. K. Tensões sem medida: impactos da reforma na escola de ensino médio. Interfaces Da Educação, v. 8, n. 23, p. 134-159, 2017.

SANTOS, S. C. M.; SILVA, K. N. A dualidade educacional no ensino médio brasileiro (2004-2018). Revista Brasileira do Ensino Médio, v. 3, p. 45-59, 2020.

SARAIVA, M.; CHAGAS, A.; LUCE, M. B. Não está calado quem peleia: debate sobre o ensino médio no Rio Grande do Sul. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 419-442, 2022.

SILVA, K. N. P. Novo Ensino Médio no contexto das contrarreformas neoliberais brasileiras. Revista Lex Cult, v. 6, n. 1, p. 128-136, 2022.

SILVA, M. R.; BARBOSA, R. P.; KÖRBES, C. A reforma do ensino médio no Paraná: dos enunciados da Lei 13.415/17 à regulamentação estadual. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 399-417, 2022.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOUZA, T. Z.; NOVAIS, G. S. Colonialismo e colonialidade na educação: da denúncia ao anúncio da resistência propositiva popular. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 527-550, 2021.

SUHR, I. R. F. A reforma do ensino médio como estratégia de adequação da educação às demandas do setor produtivo. Debates em Educação, v. 11, n. 24, p. 402-415, 2019.

TARTUCE, G. L. et al. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cadernos de Pesquisa, v. 48, p. 478-504, 2018.

VIDAL, E. M.; OLIVEIRA, A. G. L. S.; AVELAR, D. M. L. A reforma do ensino médio no Ceará. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 337-356, 2022.

Downloads

Publicado

15-05-2024

Como Citar

BRITO BARBOSA, F.; CRISTINA FIAMENGUE, E. A Reforma do Ensino Médio no estado da Bahia:: uma análise do Documento Curricular Referencial. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16891. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16891. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos