Integração curricular do NEM:
desafios do novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16374Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Coordenação Pedagógica, Educação IntegralResumo
Este relato de experiência é fruto o trabalho de coordenação geral do Novo Ensino Médio em uma escola de médio porte no interior da Zona da Mata mineira. Com o objetivo de expor as falhas de implantação, já apontadas por outros estudos, do ponto de vista do chão da escola, o relato apresenta a função do Coordenador na integralização curricular dos componentes de Formação Geral Básica e Itinerários Formativos e a estratégia desenhada pela Secretaria de Educação para realizá-la, problematizada pelas dificuldades materiais e institucionais enfrentadas no dia a dia escolar. Ao final, destaca-se a negligência do plano estratégico de implantação com a hierarquia institucional da Secretaria Estadual, que reduziu a reforma apenas à gestão da sala de aula.
Downloads
Referências
CASSIO, F.; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 285-293, mai./ago. 2022. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 19 jul 2023.
GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
LIMA, N. C. M. Diretores escolares: burocratas de nível de rua ou médio escalão? Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 31, set/dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i31.25954 Acesso em: 19 jul 2023.
LOTTA, G. A política pública como ela é: contribuições dos estudos sobre implementação para a análise de políticas públicas. In LOTTA, G. (org.). Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019.
MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 jul 2023.
PINTO, S. N. S.; MELO, S. D. G. Mudanças nas Políticas Curriculares do Ensino Médio no Brasil: Repercussões da BNCCEM no Currículo Mineiro. Belo Horizonte, Educação Em Revista, 37, e34196. https://doi.org/10.1590/0102-469834196. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/gHjF9n8vLqPrwzCHb8zzKYB/?lang=pt#. Acesso em: 19 jul 2023.
SEE. Currículo de Referência de Minas Gerais. 2021. Disponível em https://currículoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/ens-medio. Acesso em 19 jul 2023.
SEE. Documento Orientador. Coordenação Novo Ensino Médio 2023. https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/ens-medio/conteudo-de-apoio Acesso em 19 jul 2023.
SEE. RESOLUÇÃO SEE Nº 4.777, 13 DE SETEMBRO DE 2022a. https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/ens-medio/conteudo-de-apoio. Acesso em 19 jul 2023.
SEE. Resolução SEE nº 4.789, de 11 de novembro de 2022b. https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=document&id=30041-resolucao-see-n-4789-2022?layout=print. Acesso em 19 jul. 2023.
SEE. Ofício circular GS 2663 de 13 de setembro de 2016. Disponível em: https://orientaeducacao.
files.wordpress.com/2017/02/ofc3adcio-circular-2663-2016-cumprimento-de-carga-horc3a1ria-destinada-c3a0s-atividades-extraclasse-4.pdf. Acesso em: 19 jul 2023.
SEE/DIEM. Memorando-Circular nº 26, de 16 de dezembro de 2021. Disponível em: https://sindespemg.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Memorando-26.2021.SEE_.DIEM-16.12.21.pdf. Acesso em: 19 jul 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.