Integração curricular do NEM:

desafios do novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16374

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Coordenação Pedagógica, Educação Integral

Resumo

Este relato de experiência é fruto o trabalho de coordenação geral do Novo Ensino Médio em uma escola de médio porte no interior da Zona da Mata mineira. Com o objetivo de expor as falhas de implantação, já apontadas por outros estudos, do ponto de vista do chão da escola, o relato apresenta a função do Coordenador na integralização curricular dos componentes de Formação Geral Básica e Itinerários Formativos e a estratégia desenhada pela Secretaria de Educação para realizá-la, problematizada pelas dificuldades materiais e institucionais enfrentadas no dia a dia escolar. Ao final, destaca-se a negligência do plano estratégico de implantação com a hierarquia institucional da Secretaria Estadual, que reduziu a reforma apenas à gestão da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASSIO, F.; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 285-293, mai./ago. 2022. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 19 jul 2023.

GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

LIMA, N. C. M. Diretores escolares: burocratas de nível de rua ou médio escalão? Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 31, set/dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i31.25954 Acesso em: 19 jul 2023.

LOTTA, G. A política pública como ela é: contribuições dos estudos sobre implementação para a análise de políticas públicas. In LOTTA, G. (org.). Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019.

MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 jul 2023.

PINTO, S. N. S.; MELO, S. D. G. Mudanças nas Políticas Curriculares do Ensino Médio no Brasil: Repercussões da BNCCEM no Currículo Mineiro. Belo Horizonte, Educação Em Revista, 37, e34196. https://doi.org/10.1590/0102-469834196. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/gHjF9n8vLqPrwzCHb8zzKYB/?lang=pt#. Acesso em: 19 jul 2023.

SEE. Currículo de Referência de Minas Gerais. 2021. Disponível em https://currículoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/ens-medio. Acesso em 19 jul 2023.

SEE. Documento Orientador. Coordenação Novo Ensino Médio 2023. https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/ens-medio/conteudo-de-apoio Acesso em 19 jul 2023.

SEE. RESOLUÇÃO SEE Nº 4.777, 13 DE SETEMBRO DE 2022a. https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/ens-medio/conteudo-de-apoio. Acesso em 19 jul 2023.

SEE. Resolução SEE nº 4.789, de 11 de novembro de 2022b. https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=document&id=30041-resolucao-see-n-4789-2022?layout=print. Acesso em 19 jul. 2023.

SEE. Ofício circular GS 2663 de 13 de setembro de 2016. Disponível em: https://orientaeducacao.

files.wordpress.com/2017/02/ofc3adcio-circular-2663-2016-cumprimento-de-carga-horc3a1ria-destinada-c3a0s-atividades-extraclasse-4.pdf. Acesso em: 19 jul 2023.

SEE/DIEM. Memorando-Circular nº 26, de 16 de dezembro de 2021. Disponível em: https://sindespemg.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Memorando-26.2021.SEE_.DIEM-16.12.21.pdf. Acesso em: 19 jul 2023.

Downloads

Publicado

15-05-2024

Como Citar

GONÇALVES, A. C. F. Integração curricular do NEM:: desafios do novo Ensino Médio. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–10, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16374. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16374. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos