O Ensino Médio:

do direito à universalização a impossibilidades das juventudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16239

Palavras-chave:

Insucesso escolar, Universalização da educação básica, Juventude, Ensino médio

Resumo

Este artigo tem como proposta problematizar algumas ideias que possam contribuir para o debate sobre o Ensino Médio. Busca discutir essa etapa através das análises de indicadores de rendimento escolar (evasão, repetição e abandono), partindo da realidade nacional para a rede educacional pública no Rio Grande do Sul e suas implicações no município de Sapiranga/RS, com recorte temporal de 2017-2021. Abordando a Emenda Constitucional n° 59/2009 e a Meta 3 do Plano Nacional de Educação-PNE, que versa sobre a universalização do Ensino Médio. Pautando essa etapa como um dos principais desafios da universalização da educação básica, discute as condições existentes nas instituições, as políticas educacionais em curso e os desafios impostos pela realidade social, econômica e política, que implicam no insucesso escolar. Evidenciou-se que a falta de financiamento público e o não comprometimento com as metas educacionais, revelam o projeto societário capitalista das classes dominantes, que produz desigualdades e mantém privilégios, configurando-se, desta forma, como um projeto de subalternidade de oportunidades e de negação do direito à educação às juventudes. 

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Biografia do Autor

Ismael Martins Boeira, Universidade Feevale

 Pedagogo e Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE.

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

 Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale

Gabriel Grabowski, Universidade Feevale.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Programa de Qualidade Ambiental e Mestrado em Psicologia da Universidade Feevale.

Gaudêncio Frigotto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mestre e Doutor em Educação. Professor titular em Economia Política da Educação na Universidade Federal Fluminense (aposentado) e, atualmente, professor no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

MARTINS BOEIRA, I.; TEREZA ZUCCHETTI, D.; GRABOWSKI, G.; FRIGOTTO, G. O Ensino Médio: : do direito à universalização a impossibilidades das juventudes. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–21, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16239. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16239. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos