A percepção dos professores de Educação Física sobre a política do novo Ensino Médio na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul

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DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16898

Palavras-chave:

Política educacional, Ensino médio, Educação Física

Resumo

O Novo Ensino Médio (NEM) corresponde a uma política proposta no Governo Temer, por meio da Medida Provisória nº 746/2016, promulgada como Lei nº 13.415/2017. O prazo de implementação da reforma deveria ocorrer entre 2022 e 2024, mas o estado de Mato Grosso do Sul (MS) iniciou sua implementação com as escolas piloto, em 2019, e para toda a Rede Estadual de Ensino (REE) em 2021. Neste contexto, o objetivo foi analisar a percepção dos professores de Educação Física sobre a política do NEM na REE/MS. Utilizou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, com sete professores da REE/MS. A análise foi inspirada no referencial teórico marxista. Os resultados apontaram que os professores de Educação Física não participaram do planejamento e não conheciam a política do NEM. Além disso, tiveram que atuar em disciplinas que não estavam relacionadas a sua formação inicial, sem qualquer tipo de orientação formativa. O NEM foi formulado por gestores que desconhecem o contexto de prática da política, e cada escola tem implementado o seu próprio modelo. Conclui-se que o NEM corresponde uma política neoliberal, que foi promulgada de forma unilateral, com o objetivo de formar para a educação profissional, focado no mercado de trabalho e nos interesses capitalistas. 

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Biografia do Autor

Otavio Bonjiovanne Lourenço, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu-UFMS). Graduado em Educação Física (licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS) (2020).  Estudante de pós-graduação (especialização) em Ensino e Treinamento em Futsal na Sogipa/Famerco. Ex-Bolsista do Programa Educação Tutorial - PET Educação Física UFMS (2017 - 2020), integrante do grupo de pesquisa REMIX - Observatório de mídias, tecnologias digitais e práticas corporais e do grupo de pesquisa em Políticas Públicas de Esporte, Lazer, Educação e Saúde (GPPPELES)

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pós-graduado em Direitos humanos e questão social e em Pedagogia: Gestão e Docência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduando em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- (UFMS/CPNV). Graduado em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Santo Amaro (UNISA). É membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas educacionais (REIPPE). Aluno pesquisador dos projetos financiados pela FAPESP "Implementação de políticas educacionais e equidade em contextos de vulnerabilidade social" (2021) e "Implementação de políticas educacionais e desigualdades frente a contextos de pandemia pelo covid-19" (2022). Integrante do grupo de pesquisa: Políticas Públicas de Esporte, Lazer, Educação e Saúde - GPPPELES/CNPq/UFMS.

Dirceu Santos Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na University of Southampton (2012-2016). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2010-2012). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (2006-2010). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), (2016-atual), vinculado ao curso de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação (PPGEdu-UFMS). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte, Lazer, Educação e Saúde (GPPPELES-UFMS). Atualmente é Secretário Estadual do CBCE de Mato Grosso do Sul e Coordenador do Programa Academia Futebol da UFMS (2022-atual) Foi Chefe de seção de orientação, avaliação e monitoramento de ações de esporte da UFMS (2017-2018). Foi Formador do Programa Segundo Tempo, vinculado ao Ministério do Esporte (2014-2014) e Professor do Programa Segundo Tempo Universitário da UFMS (2019-2020). Foi coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, área de Educação Física (2021-2022). Tem experiência em Políticas Públicas de Educação, Esporte, Lazer e Saúde.

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

LOURENÇO, O. B.; DUARTE, R. G.; SILVA, D. S. A percepção dos professores de Educação Física sobre a política do novo Ensino Médio na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–22, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16898. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16898. Acesso em: 22 dez. 2024.

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