O processo de desenvolvimento e institucionalização do Saeb
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15271Palavras-chave:
Sistema de Avaliação da Educação Básica, Avaliação Educacional, Política de AvaliaçãoResumo
Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de discutir a teoria adotada pelo Saeb, considerando o que e como se avalia, e também como esses aspectos contribuíram para o seu processo de desenvolvimento e institucionalização. Utiliza uma metodologia qualitativa e exploratória, assumindo a pesquisa bibliográfica e o paradigma indiciário como abordagens teórico-metodológicas. Como resultados, evidencia a influência da adoção da Teoria de Resposta ao Item e das Matrizes de Referência para a utilização do sistema como indutor de políticas públicas, como os Planos Nacionais de Educação. Sinaliza, ainda, para o esvaimento da participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, decorrente, sobretudo, da centralidade dos serviços oriundos da avaliação externa aplicada em larga escala que passaram a ser coordenados pelo Inep.
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