O processo de desenvolvimento e institucionalização do Saeb

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15271

Palavras-chave:

Sistema de Avaliação da Educação Básica, Avaliação Educacional, Política de Avaliação

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de discutir a teoria adotada pelo Saeb, considerando o que e como se avalia, e também como esses aspectos contribuíram para o seu processo de desenvolvimento e institucionalização. Utiliza uma metodologia qualitativa e exploratória, assumindo a pesquisa bibliográfica e o paradigma indiciário como abordagens teórico-metodológicas. Como resultados, evidencia a influência da adoção da Teoria de Resposta ao Item e das Matrizes de Referência para a utilização do sistema como indutor de políticas públicas, como os Planos Nacionais de Educação. Sinaliza, ainda, para o esvaimento da participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, decorrente, sobretudo, da centralidade dos serviços oriundos da avaliação externa aplicada em larga escala que passaram a ser coordenados pelo Inep.

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Biografia do Autor

Talita Emidio Andrade Soares, UFES

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Linha de pesquisa: Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa e em Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília. Possui curso técnico de nível médio em Administração pela Escola Politécnica Brasileira. Foi professora substituta no IFMG campus Bambuí entre 2019 e 2020 e no Ifes Campus Guarapari entre 2021 e 2022. É membra do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria-Ufes). Seus atuais interesses estão voltados para a Avaliação Educacional, Políticas Públicas Educacionais e Educação Matemática. 

Denilson Junio Marques Soares, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na linha de pesquisa "Educação, Formação Humana e Políticas Públicas" e estágio de doutoramento no Instituto de Educación da Universidad de Santiago de Chile (Usach/Chile). Mestre em Estatística Aplicada e Biometria e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período sanduíche na Technische Universität München (TUM), Alemanha. Foi professor do estado de Minas Gerais, do Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI) da UFV e atualmente é professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Piumhi, onde também atuou como coordenador do Curso Técnico em Edificações. É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA-UFES). Seus atuais interesses estão voltados para a Avaliação Educacional, Estatística Aplicada à Educação, Psicometria e Teoria de Resposta ao Item.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Política Educacional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

EMIDIO ANDRADE SOARES, T.; JUNIO MARQUES SOARES, D.; DOS SANTOS, W. O processo de desenvolvimento e institucionalização do Saeb. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–21, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15271. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15271. Acesso em: 9 maio. 2024.

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