Educação e diversidade étnico-cultural no Brasil e no Peru:
análise do questionário PISA 2018
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16720Palavras-chave:
Diversidade étnico-cultural, Educação, Pisa 2018, Pedagogia Culturalmente ResponsivaResumo
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) utiliza questionários para contextualizar os resultados de suas avaliações desde sua primeira edição. Em 2018, o Pisa incluiu itens voltados para a relação entre a prática pedagógica e a diversidade étnico-cultural presente nos países participantes. Embora essa temática já fosse pautada pela legislação brasileira e peruana desde a promulgação de suas constituições, a literatura acadêmica em ambos os países ainda apresenta uma lacuna de estudos que buscam analisar seus impactos e desafios no cenário educacional. Uma pesquisa foi conduzida com o objetivo de analisar como os professores em escolas públicas do Brasil e do Peru entendem a prática pedagógica em salas de aula multicultural e diversificada. A pesquisa se baseou na Pedagogia Culturalmente Responsiva, introduzida por Geneva Gay, e analisou as respostas dos professores a itens relacionados à diversidade étnico-cultural no questionário do Pisa 2018. Os resultados indicaram uma convergência de opiniões entre os professores de ambos os países, com uma ligeira inclinação positiva por parte dos professores peruanos. No entanto, houve uma notável variação nas respostas, sugerindo lacunas na abordagem e formação relacionadas ao tema. Isso destacou a necessidade de políticas curriculares que abordem a diversidade étnico-cultural de maneira mais eficaz. Em conclusão, a pesquisa enfatizou a importância da análise das políticas de formação de professores e da eficácia das práticas pedagógicas em relação à diversidade cultural e étnica. Reconhecer e atender às necessidades dos diversos grupos socioculturais em cada país é fundamental para promover uma educação mais inclusiva e equitativa.
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