Educação e diversidade étnico-cultural no Brasil e no Peru:

análise do questionário PISA 2018

Autores

  • Zíbia da Silva Amaro UFES
  • Denilson Junio Marques Soares Instituto Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-3075-3532
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16720

Palavras-chave:

Diversidade étnico-cultural, Educação, Pisa 2018, Pedagogia Culturalmente Responsiva

Resumo

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) utiliza questionários para contextualizar os resultados de suas avaliações desde sua primeira edição. Em 2018, o Pisa incluiu itens voltados para a relação entre a prática pedagógica e a diversidade étnico-cultural presente nos países participantes. Embora essa temática já fosse pautada pela legislação brasileira e peruana desde a promulgação de suas constituições, a literatura acadêmica em ambos os países ainda apresenta uma lacuna de estudos que buscam analisar seus impactos e desafios no cenário educacional. Uma pesquisa foi conduzida com o objetivo de analisar como os professores em escolas públicas do Brasil e do Peru entendem a prática pedagógica em salas de aula multicultural e diversificada. A pesquisa se baseou na Pedagogia Culturalmente Responsiva, introduzida por Geneva Gay, e analisou as respostas dos professores a itens relacionados à diversidade étnico-cultural no questionário do Pisa 2018. Os resultados indicaram uma convergência de opiniões entre os professores de ambos os países, com uma ligeira inclinação positiva por parte dos professores peruanos. No entanto, houve uma notável variação nas respostas, sugerindo lacunas na abordagem e formação relacionadas ao tema. Isso destacou a necessidade de políticas curriculares que abordem a diversidade étnico-cultural de maneira mais eficaz. Em conclusão, a pesquisa enfatizou a importância da análise das políticas de formação de professores e da eficácia das práticas pedagógicas em relação à diversidade cultural e étnica. Reconhecer e atender às necessidades dos diversos grupos socioculturais em cada país é fundamental para promover uma educação mais inclusiva e equitativa.

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Biografia do Autor

Denilson Junio Marques Soares, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na linha de pesquisa "Educação, Formação Humana e Políticas Públicas" e estágio de doutoramento no Instituto de Educación da Universidad de Santiago de Chile (Usach/Chile) e na Facultat de Magisteri da Universitat de València (UV/Espanha). Mestre em Estatística Aplicada e Biometria e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período sanduíche na Technische Universität München (TUM), Alemanha. É especialista em Gestão Pública. Foi professor do estado de Minas Gerais e do Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI) da UFV. É professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais, onde atuou no Campus Piumhi (2017-2023) e atualmente encontra-se lotado no Campus Ouro Preto. É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA-UFES). Seus atuais interesses estão voltados para a Avaliação Educacional, Estatística Aplicada à Educação, Psicometria e Teoria de Resposta ao Item.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9611663248753416
  • ID Lattes: 9611663248753416
  • Última atualização do currículo em 17/07/2023

 

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Política Educacional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

01-03-2024

Como Citar

DA SILVA AMARO, Z.; MARQUES SOARES, D. J.; DOS SANTOS, W. Educação e diversidade étnico-cultural no Brasil e no Peru: : análise do questionário PISA 2018. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–14, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16720. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16720. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica

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