Negacionismo científico no currículo de Biologia do Novo Ensino Médiodo Estado de Minas Gerais:

ideologia, conhecimento e justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16897

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Negacionismo cientifico, Educação em Ciências

Resumo

Dentre as principais questões em voga no campo da Educação em Ciências estão o Novo Ensino Médio e o negacionismo científico. Articulando reflexões em torno dessas pautas, o artigo tem como objetivo investigar em que medida os currículos de Biologia prescritos no cenário de reforma do Ensino Médio oportunizam discussões e desconstruções do negacionismo científico e quais sentidos são configurados em seus documentos. Para isso, fundamenta-se teórica e metodologicamente em estudos do campo do Currículo e focaliza as narrativas sistêmicas sobre a disciplina escolar Biologia no cenário de Minas Gerais. A partir de uma pesquisa documental, o trabalho escrutina as prescrições curriculares, buscando localizar e refletir sobre os discursos presentes em documentos oficiais elaborados pelo governo mineiro a respeito do negacionismo científico e seus assuntos correlatos, como fake news e pós-verdade. A análise desenvolvida também aborda considerações sobre desdobramentos possíveis para a prática pedagógica e o trabalho docente. Conclui-se que as narrativas sistêmicas materializadas nos documentos oficiais voltados ao ensino de Biologia em Minas Gerais são evasivas em relação ao enfrentamento do negacionismo científico, negligenciando o fomento crítico à construção de conceitos e valores científicos e epistêmicos por professores e estudantes. Por outro lado, tais narrativas investem em uma lógica neotecnicista e instrumental que se orienta pela pedagogia das competências, condizente com perspectivas educacionais alinhadas à lógica de formação mercadológica que vai de encontro à proposta de formação crítica, cidadã e emancipadora há décadas defendida pela pesquisa em Educação em Ciências.

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Biografia do Autor

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense

Professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Science Education pela University of East Anglia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq).

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Líder do Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/UEMG/CNPq).

Bruno Venancio de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rey.

Maicon Azevedo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Professor e pesquisador no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

ESCOVEDO SELLES, S.; CERQUEIRA DO NASCIMENTO BORBA, R.; VENANCIO DE OLIVEIRA, B.; AZEVEDO, M. Negacionismo científico no currículo de Biologia do Novo Ensino Médiodo Estado de Minas Gerais:: ideologia, conhecimento e justiça social. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–22, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16897. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16897. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos