O itinerário formativo técnico e profissional da contrarreforma do Ensino Médio nos Institutos Federais:

uma análise do campo normativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16893

Palavras-chave:

ensino médio, educação profissional e tecnológica, contrarreformas

Resumo

O objetivo do artigo é examinar o campo normativo da política educacional brasileira que regula a oferta de programas de formação profissional, analisando as formas pelas quais os IF são convocados a contribuir com a contrarreforma da EPT. O foco da análise está em um conjunto complexo de medidas governamentais, desenvolvidas a partir de 2019, que cria as condições legais e institucionais para a oferta do itinerário técnico e profissional da contrarreforma do ensino médio pelos IFs. Essas medidas estão objetivadas nos Programas Novos Caminhos (PNC) e Qualifica Mais, cuja regulamentação foi nosso objetivo de análise. Metodologicamente, seguimos as orientações de Franco (2005) para a Análise de Conteúdo dos documentos, definindo categorias a priori a partir da caracterização da contrarreforma do ensino médio desenvolvida pelo projeto de pesquisa mais amplo no qual se inserem os presentes resultados. Nesse quadro categorial, dois elementos foram utilizados como norteadores da análise: a) a descaracterização da EPT como modalidade fundada na concepção de formação humana integral; b) a privatização da EPT ao estabelecer vínculos entre o público e o privado. As considerações indicam que as duas categorias analisadas podem descaracterizar a EPT na sua concepção, promover uma tendência à privatização e alterar o modelo institucional dos Institutos Federais.

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Biografia do Autor

Lucas Barbosa Pelissari, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Lucas Barbosa Pelissari
Professor da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Faculdade de Educação
Dpto. de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais - DEPASE
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8723394397607851

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)

Graduação em licenciatura em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário FEEVALE (1988). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Pesquisa as relações entre o público e o privado na educação, politicas educacionais, gestão educacional e escolar e formação de professores na educação básica e profissional. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Docente na educação básica, graduação e pós-graduação lato e stricto senso. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão Educacional, Escolar, Politicas Publicas e Formação de Professores.Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, atua no Campus Sapucaia do Sul e no Mestrado ProfEPT no Campus Charqueadas. Coordena o Observatório da EPT do IFSul e o GEPEPT/IFSul/CNPQ.

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

BARBOSA PELISSARI, L.; CAETANO, M. R. O itinerário formativo técnico e profissional da contrarreforma do Ensino Médio nos Institutos Federais:: uma análise do campo normativo. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16893. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16893. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos