O “novo” Ensino Médio sob a lógica do mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16485

Palavras-chave:

Reforma do Estado, Mercantilização da Educação, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo apresenta uma análise crítica sobre a reforma do ensino médio no Brasil, a partir da influência do capital financeiro na educação. Explora a origem dos ditames neoliberais no país, assim como os conceitos de comoditização, empresariamento e mercantilização da educação para responder nesse ciclo de ensino, como o estudante pode ser afastado de sua condição de sujeitos históricos e sociais. O texto destaca a importância de se consolidar um plano democrático para o ensino médio, que considere as vocações, aspirações e necessidades dos estudantes, e que os prepare para pensar criticamente sobre a realidade e a sociedade em que vivem. Para isso, é necessário superar a lógica do mercado e investir em uma educação pública, gratuita e de qualidade. Promovendo a formação integral dos estudantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Conclui, alertando para os desafios que envolvem a reforma do ensino médio no Brasil e propõe uma reflexão crítica sobre as políticas neoliberais que têm influenciado o campo da educação no país.

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Biografia do Autor

Everton Henrique Eleuterio Fargoni, Universidade Federal de São Carlos

Professor e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH) e pesquisador colaborador do eixo de pesquisa 'Produção de Conhecimento' da Rede Universitas/BR. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Pedagogia (UFSCar).

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Escola de Engenharia de São Carlos pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992).Pós-Doutorado em Sociologia Política pela Unicamp (1999-2000), Pós-doutorado em Economia USP e University of London, Livre-Docente em Educação pela USP, coordenador do Observatório Nacional de Expansão da Ed. Superior Brasileira, pesquisador convidado - Mercer University (GA-US) e Professor Visitante na condição de Full Professor na Arizona State University (2014-2015), onde mantém pesquisa em andamento com Daniel Schugurenscky. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e trabalho, reforma do estado, educação superior brasileira, politica educacional e internacionalização da educação superior brasileira no contexto das relações entre Brasil e Estados Unidos da América.

Mayna Zacarias, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação (PPGE/UFSCar). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora do Grupo de Trabalho "Produção de Conhecimento na Educação Superior" da Rede Universitas/BR.

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

HENRIQUE ELEUTERIO FARGONI, E.; SILVA JÚNIOR, J. dos R.; VICENTE, W. A.; ZACARIAS, M. O “novo” Ensino Médio sob a lógica do mercado . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–17, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16485. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16485. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos