Projeto de vida no "novo" Ensino Médio no estado do Ceará e a institucionalização da agenda globalmente estruturada para a educação (AGEE)
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16910Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Projeto de Vida , Agenda globalmente estruturada para a educação, Estado do CearáResumo
O presente estudo, resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio/CE, vinculado à Universidade Federal do Ceará, traz em seu conteúdo uma discussão sobre o Projeto de Vida no currículo do “Novo” Ensino Médio (NEM) no estado do Ceará e tem como objetivo evidenciar a articulação das proposições do Projeto de Vida com a agenda globalmente estruturada para a educação (AGEE). (DALE, 2024). Metodologicamente, o estudo desenvolve uma análise política do discurso, tomando por base documentos normativos relativos à implementação do NEM, compreendendo documentos institucionais disponíveis no site da Secretaria de Educação do estado do Ceará relativos ao Projeto de Vida e o material didático do Projeto de vida. O estudo também contempla uma pesquisa de campo com a participação de 84 estudantes do município de Fortaleza, estado do Ceará. Do estudo desenvolvido é possível concluir que a proposição do Projeto de vida do NEM não dialoga com as demanda das juventudes e que o estado do Ceará apresenta aspectos ainda mais retrocedentes do que a própria política nacional em curso, uma vez que é pioneiro na implementação do Projeto de Vida no currículo do ensino médio antes mesmo do próprio NEM, aspecto que se adensa ao implementar o Projeto de vida em articulação com uma política estadual intitulada “Professor Diretor de Turma (PDT)” a qual, por sua natureza constitutiva e proposição, representa a precarização do trabalho docente.
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