BNCC, reforma do Ensino Médio e educação em ciências:

o caso das propostas curriculares estaduais das regiões Norte e Centro-Oeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16518

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Ciências da Natureza, Materialismo Histórico-dialético

Resumo

Este artigo se insere no contexto das pesquisas sobre as políticas educacionais e curriculares implementadas via BNCC. Nessa direção, o objetivo deste artigo consistiu em discutir de maneira crítica as bases materiais que permeiam e influenciam na elaboração de políticas educacionais no Brasil. A partir disso, analisamos o conteúdo das Propostas Curriculares da região Norte e Centro-Oeste à luz do materialismo histórico e dialético. Com a análise e discussão dos dados, constatou-se o esvaziamento dos conhecimentos de Ciências da Natureza e que a organização dos currículos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular, vai ao encontro das intencionalidades da classe dominante enquanto maior interessada na perpetuação do modo de produção capitalista e numa formação adequada da classe trabalhadora para tal.

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Biografia do Autor

Luísa Gonçalo Dai Prá, UFSC/estudante

Luísa Gonçalo Dai Prá. E-mail para contato: daipraluisa3@gmail.com. Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6249192402507122. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-2782. Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT-UFSC) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1617630968658640 e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências (FilPEC - UFSC) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/766699

Jorge Luiz Pereira de Matos, UFSC/Estudante

Graduando em Licenciatura em Física (Universidade Federal de Santa Catarina). Atualmente é professor de física - EEB Pe. Anchieta, professor de física - EEB Leonor de Barros e professor de física - CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis.

Rodrigo Diego de Souza, UFSC/Professor

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (EED/PPGE/PPGECT/CED/UFSC). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (PPGEduC/UnB). Atuou como professor na Pós-Graduação em Educação, modalidade profissional, da UnB (2020-2023). Líder do FilPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5969525710371213). Membro do corpo editorial e editor de seção da Revista ACTIO: Docência em Ciências (ISSN 2525-8923) da UTFPR, qualis A3. Tem experiência docente na Educação Básica no Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Na Educação Superior atua nas áreas de Fundamentos e Políticas da Educação e na Educação em Ciências e Biologia. Tem se dedicado a pesquisas sobre os Fundamentos Filosóficos e Políticos da Educação e do Currículo e suas interfaces com o Ensino de Ciências de Biologia.  

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

GONÇALO DAI PRÁ, L.; PEREIRA DE MATOS, J. L.; DE SOUZA, R. D. BNCC, reforma do Ensino Médio e educação em ciências: : o caso das propostas curriculares estaduais das regiões Norte e Centro-Oeste . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16518. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16518. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos