BNCC, reforma do Ensino Médio e educação em ciências:
o caso das propostas curriculares estaduais das regiões Norte e Centro-Oeste
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16518Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Ciências da Natureza, Materialismo Histórico-dialéticoResumo
Este artigo se insere no contexto das pesquisas sobre as políticas educacionais e curriculares implementadas via BNCC. Nessa direção, o objetivo deste artigo consistiu em discutir de maneira crítica as bases materiais que permeiam e influenciam na elaboração de políticas educacionais no Brasil. A partir disso, analisamos o conteúdo das Propostas Curriculares da região Norte e Centro-Oeste à luz do materialismo histórico e dialético. Com a análise e discussão dos dados, constatou-se o esvaziamento dos conhecimentos de Ciências da Natureza e que a organização dos currículos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular, vai ao encontro das intencionalidades da classe dominante enquanto maior interessada na perpetuação do modo de produção capitalista e numa formação adequada da classe trabalhadora para tal.
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