Os fundamentos pedagógicos das escolas Firjan SESI para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16883

Palavras-chave:

Ensino Médio, Escolas Firjan SESI, Força de trabalho

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar e interpretar os fundamentos pedagógicos da formação escolar nas escolas Firjan SESI para o ensino médio. Para tanto, como procedimentos metodológicos foram adotados a revisão bibliográfica sobre a presença da fração burguesa industrial na educação brasileira, a consulta a dados do Censo Escolar da educação básica entre 1995 e 2020 e análise de documentos e normativas das escolas em questão. Diante do material analisado, foi possível depreender que os fundamentos pedagógicos estão ancorados em preceitos baseados no determinismo tecnológico e na utilização de narrativas aparentemente emancipadoras aos indivíduos, mas que os fundamentos presentes nas escolas Firjan SESI apontam para a formação de força de trabalho adaptável e suscetível às relações sociais de produção capitalista contemporânea, marcada pela instabilidade e imprevisibilidade.

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Biografia do Autor

Gisele Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora na Secretaria Municipal de Petrópolis (RJ) e orientadora educacional em Duque de Caxias (RJ). Integra o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ).

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

GAWRYSZEWSKI, B.; ANDRADE, G. Os fundamentos pedagógicos das escolas Firjan SESI para o Ensino Médio. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–19, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16883. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16883. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos