Os fundamentos pedagógicos das escolas Firjan SESI para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16883Palavras-chave:
Ensino Médio, Escolas Firjan SESI, Força de trabalhoResumo
O presente texto tem como objetivo apresentar e interpretar os fundamentos pedagógicos da formação escolar nas escolas Firjan SESI para o ensino médio. Para tanto, como procedimentos metodológicos foram adotados a revisão bibliográfica sobre a presença da fração burguesa industrial na educação brasileira, a consulta a dados do Censo Escolar da educação básica entre 1995 e 2020 e análise de documentos e normativas das escolas em questão. Diante do material analisado, foi possível depreender que os fundamentos pedagógicos estão ancorados em preceitos baseados no determinismo tecnológico e na utilização de narrativas aparentemente emancipadoras aos indivíduos, mas que os fundamentos presentes nas escolas Firjan SESI apontam para a formação de força de trabalho adaptável e suscetível às relações sociais de produção capitalista contemporânea, marcada pela instabilidade e imprevisibilidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 [...] dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prover a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos... Diário Oficial da União: Brasília, DF, 12 nov. 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ Emendas/Emc/emc59.htm.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Capítulo III, Seção I, Da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394 [...] para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 5 abr. 2013. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/ legin/fed/lei/2013/lei-12796-4-abril-2013-775628-publicacaooriginal-139375-pl.html
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf
BRASIL. Lei nº 13.415/2017, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [....] e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2017, 17 fev. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/ lei/l13415.htm
BUENO, A. L. A reforma do Ensino Médio: do Projeto de Lei nº 6.840/2013 à Lei nº 13.415/2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, 2021, p. 66-109. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/72418
CNI - Confederação Nacional da Indústria; SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Carta da Indústria 4.0, Brasília, 2018. Disponível em: https://www.senai40.com.br/wp-content/themes/senai40/assets/CartaIndustria4.0.pdf. Acesso em: 19 de ago. de 2020.
CNI - Confederação Nacional da Indústria. Proposta da Indústria para as eleições 2022. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/propostas-da-industria-para-eleicoes/propostas/. Acesso em 24 jan. 2023.
CUNHA, L.A. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005.
DAVIES, N; ALCÂNTARA, A. B. Fundeb: uma avaliação do número de matrículas e escolas da educação básica. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, v.10, p.27, 2020.
DUARTE, N. Vigotski e o" aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. São Paulo: Autores Associados, 2021.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UnB, 2001
FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Edital nº 001/2020 para preenchimento de vagas gratuitas para o curso de ensino médio do SESI-RJ com curso técnico do SENAI-RJ. Firjan, 2019. Disponível em: https://escolafirjansesi.com.br/escolasesi/conteudo/2019.9.13-Edital-Ensino-Medio-com-Curso-Tecnico-2020.v2.pdf
FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Mapa do desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro 2016-2025. Firjan: Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.firjan.com.br/o-sistema-firjan/mapa-do-desenvolvimento/
FIRJAN SESI. Novo Ensino Médio Firjan SESI com Itinerário de Formação Técnica Profissional Firjan SENAI. Itinerário Integrado: Clubes de Área de Conhecimento, Robótica, Arte-Maker e Projeto de Vida. [S.d.]
FIRJAN SESI. Informações. 2019. Disponível em: https://escolafirjansesi.com.br/escolasesi/ensino-medio/edital-gratuito. Acesso em: 11 out. 2023.
FIRJAN SESI. Metodologia da Escola Firjan SESI. 2023. Disponível em: https://www.escolafirjansesi.com.br/escolasesi/escola-firjan-sesi/metodologia. Acesso em: 11 out. 2023.
LOPES, R. Revolução na sala de aula. Entrevista à Indústria Brasileira, on-line, n. 39, nov. 2019, p. 22. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2021/7/revista-industria-brasileira/#revista-industria-brasileira-ano-4-no-39-novembro2019%20
MELLO, L.M. Os empresários e as políticas públicas em educação básica no Brasil contemporâneo: a atuação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na construção do “Novo Ensino Médio” (2013-2018). 2020. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020, Universidade Federal Fluminense.
OSORIO, J. Sistema mundial e formas de capitalismo. A teoria marxista da dependência revisitada. Direito & Práxis revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 494-539, 2016.
QUADROS, S. F. A influência do empresariado na reforma do ensino médio. 2020, 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020, Universidade Estadual de Campinas.
ROCAMORA, G. Capitalismo dependente e sociedade civil empresarial no Rio de Janeiro: um projeto da Firjan para o estado no século XXI. Práxis e Hegemonia Popular, Marília, v.7, n.10, p. 208-226, jun. 2022.
RODRIGUES, J. “Formar homens que o Brasil necessita, eis a tarefa da educação”: o pensamento pedagógico empresarial na Era Vargas. Revista HistedBR on-line, Campinas, v. 26, p.160-182, jun.2007.
SESI. SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA. Adendo Regimento Interno SESI-RJ. Rio de Janeiro, 2021.
SILVA, A. M. Dimensões da precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. 2018. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, 2018, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, R.B. Abordagem crítica de robótica educacional: Álvaro Vieira Pinto e estudos de ciência, tecnologia e sociedade. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação, 2012, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
STEAM. Novo paradigma educacional para um novo século. Indústria Brasileira, on-line, n. 39, nov. 2019, p. 16. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2021/7/revista-industria-brasileira/#revista-industria-brasileira-ano-4-no-39-novembro2019%20
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.