Contexto e redes de influência na produção do texto do currículo base do Ensino Médio do território catarinense
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16881Palavras-chave:
Currículo, Redes de influência, Reforma do Ensino Médio.Resumo
Este artigo tem como principal objetivo analisar o contexto e as redes de influência na produção do texto do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBEMTC). Para tanto, utilizamo-nos dos procedimentos metodológicos de revisão de literatura e de análise documental, mapeamos os atores e as redes de influência construídas entre os anos de 2019 e 2021 na/pela Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED/SC), para demonstrar quais são as redes de influência envolvidas na consultoria do CBEMTC, que se constitui no principal documento de orientação dos processos educativos e formativos da juventude do Ensino Médio que frequenta a escola pública estadual. A partir desse mapeamento, concluímos que o CBEMTC possui forte influência da lógica neoliberal de gestão da política educacional, trazendo consigo a perspectiva da Reforma Empresarial da Educação (FREITAS, 2018) e das redes de governança (SHIROMA, EVANGELISTA, 2014), que intencionam a formação de subjetividades juvenis convergentes com os interesses do capital. Entre os principais atores que influenciaram a produção do texto do CBEMTC temos institutos e fundações privadas, com destaque para o Instituto Iungo. Contudo, identificamos a presença de consultores ligados principalmente ao Todos pela Educação; Fundação Lemann e Instituto Ayrton Senna.
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