Lugares do trabalho no currículo de referência de Mato Grosso do Sul para o novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16904

Palavras-chave:

Ensino médio e trabalho, currículo escolar, neoliberalismo

Resumo

As transformações da relação entre ensino médio e trabalho refletem a dinâmica das estruturas sociais, econômicas e políticas ao longo do tempo, bem como as múltiplas abordagens em relação à educação e à formação profissional no contexto brasileiro. O objetivo deste texto é analisar os lugares ocupados pelo trabalho, enquanto dimensão formativa, no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul para o Novo Ensino Médio, datado de 2021. Para sustentar a argumentação, dialoga-se com a literatura crítica acerca das teorias curriculares, da relação entre educação e trabalho e da racionalidade neoliberal. Da análise denotam-se dois modos de inscrição do trabalho no documento perscrutado: primeiro, atravessando as formulações sobre os itinerários formativos, especialmente no itinerário técnico-profissional, e segundo, relacionando-se estritamente com a disciplina Projeto de Vida. Ambas alocações de tal dimensão formativa espelham normativas postas na Lei nº 13.415/2017 e na Base Nacional Comum Curricular/Ensino Médio e são sintomáticas do avanço do neoliberalismo sobre as práticas que circunscrevem a educação no Brasil. A configuração curricular sul-mato-grossense, quanto a esse aspecto, apresenta contradições que podem reforçar a lógica subjacente ao Novo Ensino Médio e, ao mesmo tempo, contribuir para a constituição de subjetividades ajustadas às demandas contemporâneas.

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Biografia do Autor

Wesley Fernando de Andrade Hilário, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES/UFGD). Professor na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Bolsista CAPES. 

Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre e doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados/Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Grupo de estudos e Pesquisa no Referencial Foucaultiano (GEIARF/UFMS) e no Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES/UFGD).  

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

HILÁRIO, W. F. de A.; ZILIANI, R. de L. M. Lugares do trabalho no currículo de referência de Mato Grosso do Sul para o novo Ensino Médio . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–22, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i2.16904. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16904. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos